‘Maior desafio da minha vida’, diz nova secretária de Saúde de SC

Oficializada pela governadora interina Daniela Reinehr, a deputada Carmen Zanotto será a chefe da Saúde e já define como o principal desafio da carreira

“Maior desafio da minha vida”. Foi dessa maneira que a nova secretária de Saúde de Santa Catarina, então deputada Carmen Zanotto (Cidadania), projetou sua jornada a frente da, atualmente, pasta mais importante do Executivo.

Deputada Carmen Zanotto e o ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta; deputada sempre foi vista com uma importante liderança nacional junto as políticas de enfrentamento a Covid-19 – Foto: Denise Lacerda/Divulgação/NDDeputada Carmen Zanotto e o ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta; deputada sempre foi vista com uma importante liderança nacional junto as políticas de enfrentamento a Covid-19 – Foto: Denise Lacerda/Divulgação/ND

Especulada desde o final de semana para a função, Carmen Zanotto foi oficializada na tarde desta terça-feira (30), em pronunciamento da governadora interina do Estado, Daniela Reinher (sem partido).

“No meio da maior crise sanitária da história do estado, assumo a Secretaria da Saúde neste momento como uma missão diante desta pandemia que atinge o mundo, o país e Santa Catarina. Com minha experiência de enfermeira, gestora, e parlamentar, assumo o maior desafio da minha vida”, manifestou Carmen Zanotto, já como nova secretária.

A parlamentar, que se retira da função para assumir a SES em Santa Catarina, falou sobre o trabalho que será realizado para que “a população seja o mais rapidamente vacinada”. Ela alertou, igualmente, que as medidas só terão êxito com a “união de todos” e reiterou os protocolos necessários de saúde como medida básica.

“A gente precisa, acima de tudo, só com unidade e mantendo os cuidados sanitários é que juntos vamos minimizar, reduzir óbitos e evitar o sofrimento da população catarinense”, acrescentou Carmen.

Além de uma das principais lideranças políticas no combate a pandemia do coronavírus em todo o Brasil, a “nova” governadora também anunciou outros nomes para o primeiro escalão do governo.

A Casa Civil será ocupada por Gerson Luiz Schwerdt. A Procuradoria-Geral, pelo procurador de carreira Luiz Dagoberto Brião e a Secretaria de Estado da Infraestrutura, por Leodegar Tiscoski.

O início dos trabalhos dos novos secretários dependem da nomeação junto ao DOE (Diário Oficial do Estado) e a estimativa é que, até o início da próxima semana a situação seja oficializada.

Seu nome era desejo antigo pelos corredores D’Agronômica

O nome de Carmen Zanotto, em maio de 2020 tão logo a queda do então secretário Helton Zeferino que pediu exoneração do cargo, já surgira como a ficha 1 do Executivo.

A parlamentar só não ficou com o cargo, mais tarde ocupado por André Motta Ribeiro, por entender o momento de outra maneira e ainda por um pequeno impasse no seio da executiva do Cidadania em Santa Catarina

Currículo

Carmen Emília Bonfá Zanotto é natural de Lages, enfermeira e está no terceiro mandato como deputada federal. Ela tem especialização em Administração Hospitalar pela Faculdade São Camilo (SP), em Saúde Pública pela Universidade de Ribeirão Preto (SP), Recursos Humanos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e formação em Políticas para Primeira Infância na Universidade Harvard, nos Estados Unidos.

Carmen já foi secretária adjunta e de Estado da Saúde entre 2007 e 2010. Atualmente é relatora da Comissão Externa de Enfrentamento à Covid-19, da Câmara Federal

+

Saúde