Mais cinco casos de sarampo são confirmados em Florianópolis

Capital contabiliza 16 casos confirmados de sarampo; Norte da Ilha já possui 12 casos confirmados

A Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis confirmou no fim da tarde desta quinta-feira (13), mais cinco casos de sarampo no município. Até o momento são 16 casos confirmados na Capital, 12 deles no Norte da Ilha, onde a situação é considerada preocupante.

As cinco suspeitas de sarampo apareceram na última semana – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/ND

Leia também: 

O momento da doença é tratado pelas autoridades de saúde como um surto e apenas a vacinação é capaz de conter o vírus da doença. “As pessoas estão livres para ir e vir. Não são as pessoas que são bloqueadas. O que a gente quer bloquear é o vírus e isso se faz com vacina imediatamente”, afirmou Ana Vidor, gerente da Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Florianópolis, em entrevista à NDTV.

A Vigilância Epidemiológica passou a considerar toda a população do Norte da Ilha como Contato de Caso de Sarampo e por isso a cobertura vacinal foi ampliada para pessoas de seis meses a 59 anos, num protocolo chamado de bloqueio seletivo. Quem não sabe se está imunizado deve procurar imediatamente a unidade de saúde.

Dia D

Neste sábado, será realizado o Dia D da vacinação contra a doença. A ação, realizada em todos os postos de saúde da Capital, tem como público-alvo pessoas com idade dos 6 meses até os 49 anos. O atendimento nas unidade de saúde ocorrerá das 8h às 17h. É preciso levar um documento com foto ao comparecer para receber a dose.

+

Saúde