Mais de 1,4 mil pessoas faltaram ao agendamento da vacina contra a Covid-19 em Blumenau

Segundo a prefeitura, o número representa 20 faltas por dia, em média, desde o início da campanha de vacinação; cidade imunizou 17,6% do grupo prioritário com as duas doses necessárias

Com aproximadamente dois meses e meio da campanha de vacinação contra a Covid-19 em vigor, Blumenau já aplicou mais de 45 mil doses. Outro número, porém, também chama a atenção: mais de 1,4 mil pessoas agendaram a vacinação e não compareceram.

Prefeitura divulga que mais de 1,4 mil pessoas não compareceram na data e hora marcadas para receber a vacina contra a Covid-9 em Blumenau – Foto: Divulgação/Eraldo Schnaider/Prefeitura de BlumenauPrefeitura divulga que mais de 1,4 mil pessoas não compareceram na data e hora marcadas para receber a vacina contra a Covid-9 em Blumenau – Foto: Divulgação/Eraldo Schnaider/Prefeitura de Blumenau

Desde o início da campanha, em 20 de janeiro, até esta terça-feira (6), 1.488 pessoas que fizeram o agendamento faltaram ao dia e hora marcado para a aplicação. Segundo a Secretaria de Promoção da Saúde, o número corresponde a cerca de 20 faltas por dia, em média.

A falta de comparecimento chama a atenção diante da busca intensa pela vacinação, pois sempre que o agendamento é aberto a procura é muito mais alta do que a quantidade de vacinas. A busca por uma vaga para vacinação causa, inclusive, falhas nos sistemas de agendamento por telefone e pela internet.

Cancelamento

Considerando que imprevistos acontecem, a prefeitura oferece a possibilidade de cancelar o agendamento, para que a vacina possa ser remanejada.

O cancelamento pode ser feito pelo atendimento do Alô Saúde, pelo telefone 156 (opção 2) – o mesmo utilizado para agendar pelo telefone.

>> Central de vacinação da Covid-19 em Blumenau registra aglomeração nesta segunda-feira

A prefeitura esclarece ainda que todas as doses que deixam ser aplicadas por conta das faltas são remanejadas para outros agendamentos, mas ressalta que o cancelamento prévio evita desperdícios e auxilia na agilidade para que a prefeitura possa oferecer novos agendamentos.

Vacinação em Blumenau

Até às 17h desta segunda-feira (5), 45.302 doses da vacina contra a Covid-19 foram aplicadas, sendo 32.959 pessoas com a primeira dose e 12.343 que receberam as duas doses do imunizante.

Os números apontam que foram aplicados 32,3% do total de doses necessárias para imunizar os grupos prioritários da campanha de vacinação, estimadas em 140 mil no Plano Municipal de Imunização.

>> Falta de doses impede evolução da vacinação contra a Covid-19 em Blumenau

Em termos de pessoas imunizadas com as duas doses – 12.343 – o percentual cai para 17,6% dos grupos prioritários, que somam cerca de 70 mil pessoas no total.

Até o momento, a prefeitura não tem previsão de abertura de agendamento para novos grupos prioritários, pois depende da chegada de novas doses na cidade.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Blumenau e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.

+

Saúde