Mais de 1,4 mil pessoas faltaram ao agendamento da vacina contra a Covid-19 em Blumenau
Segundo a prefeitura, o número representa 20 faltas por dia, em média, desde o início da campanha de vacinação; cidade imunizou 17,6% do grupo prioritário com as duas doses necessárias
Com aproximadamente dois meses e meio da campanha de vacinação contra a Covid-19 em vigor, Blumenau já aplicou mais de 45 mil doses. Outro número, porém, também chama a atenção: mais de 1,4 mil pessoas agendaram a vacinação e não compareceram.

Desde o início da campanha, em 20 de janeiro, até esta terça-feira (6), 1.488 pessoas que fizeram o agendamento faltaram ao dia e hora marcado para a aplicação. Segundo a Secretaria de Promoção da Saúde, o número corresponde a cerca de 20 faltas por dia, em média.
A falta de comparecimento chama a atenção diante da busca intensa pela vacinação, pois sempre que o agendamento é aberto a procura é muito mais alta do que a quantidade de vacinas. A busca por uma vaga para vacinação causa, inclusive, falhas nos sistemas de agendamento por telefone e pela internet.
Cancelamento
Considerando que imprevistos acontecem, a prefeitura oferece a possibilidade de cancelar o agendamento, para que a vacina possa ser remanejada.
O cancelamento pode ser feito pelo atendimento do Alô Saúde, pelo telefone 156 (opção 2) – o mesmo utilizado para agendar pelo telefone.
>> Central de vacinação da Covid-19 em Blumenau registra aglomeração nesta segunda-feira
A prefeitura esclarece ainda que todas as doses que deixam ser aplicadas por conta das faltas são remanejadas para outros agendamentos, mas ressalta que o cancelamento prévio evita desperdícios e auxilia na agilidade para que a prefeitura possa oferecer novos agendamentos.
Vacinação em Blumenau
Até às 17h desta segunda-feira (5), 45.302 doses da vacina contra a Covid-19 foram aplicadas, sendo 32.959 pessoas com a primeira dose e 12.343 que receberam as duas doses do imunizante.
Os números apontam que foram aplicados 32,3% do total de doses necessárias para imunizar os grupos prioritários da campanha de vacinação, estimadas em 140 mil no Plano Municipal de Imunização.
>> Falta de doses impede evolução da vacinação contra a Covid-19 em Blumenau
Em termos de pessoas imunizadas com as duas doses – 12.343 – o percentual cai para 17,6% dos grupos prioritários, que somam cerca de 70 mil pessoas no total.
Até o momento, a prefeitura não tem previsão de abertura de agendamento para novos grupos prioritários, pois depende da chegada de novas doses na cidade.
Participe do grupo e receba as principais notícias
de Blumenau e região na palma da sua mão.