Mais de 25% dos adolescentes receberam a 1ª dose da vacina contra a Covid-19 em SC

Mais de 140 mil adolescentes já receberam a primeira dose da vacina nos primeiros 20 dias de imunização de pessoas entre 12 e 17 anos; Estado espera receber mais doses nesta sexta-feira

Santa Catarina aplicou 140.893 doses da vacina contra a Covid-19 como primeira aplicação, totalizando 25,62% da população adolescente entre 12 e 17 anos.

Mais de 25% dos adolescentes receberam a 1ª dose da vacina contra a Covid-19 em SC – Foto: Breno Esaki/Secretaria de Saúde do Distrito Federal/NDMais de 25% dos adolescentes receberam a 1ª dose da vacina contra a Covid-19 em SC – Foto: Breno Esaki/Secretaria de Saúde do Distrito Federal/ND

De acordo com a estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Santa Catarina tem 549.894 crianças e adolescentes aptos para receber a vacina contra a Covid-19.

Cerca de 20 dias após o início da imunização de adolescentes, o assunto ganhou destaque com a suspensão do Ministério da Saúde para adolescentes entre 12 e 17 anos.

De acordo com o ministro da pasta, Marcelo Queiroga, a suspensão ocorreu por conta de “eventos adversos e porque  o próprio Reino Unido retirou […]. A evidência científica não é sólida”, disse o ministro da saúde.

Segundo a infectologista Sonia Maria de Faria, até o momento, foram registrados apenas pequenos efeitos adversos por conta da vacinação contra a Covid-19. No entanto, ela ressalta que, por exemplo, febre, dor no corpo e no local da aplicação são comuns. “De maneira geral, a vacina produzida pela Pfizer é segura para adolescentes entre 12 e 17 anos”, complementa.

Mesmo durante o período que o Ministério da Saúde indicou que não houvesse a vacinação dos adolescentes, Santa Catarina seguiu com a imunização .

“O Estado se manteve firme no propósito de proteger nossos adolescentes. Mesmo com os percalços, nós seguimos recomendando aos gestores municipais que dessem prosseguimento a vacinação desse público. Esse é um marco histórico. A vacina é o caminho para que a batalha contra essa doença seja vencida”, complemente o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro.

Mortes de adolescentes em SC

Conforme o painel de monitoramento de casos de Covid-19, atualizado na noite desta quinta-feira (23), 26 adolescentes entre 12 e 17 anos morreram em Santa Catarina.

Deste total, 14 apresentavam algum tipo de comorbidade. Por outro lado, os demais adolescentes não apresentavam, assim como a jovem de 15 anos, vítima mais nova da Covid-19 em Blumenau. 

Deste total, 14 apresentavam algum tipo de comorbidade. Por outro lado, os demais adolescentes não apresentavam, assim como a jovem de 15 anos, vítima mais nova da Covid-19 em Blumenau.

Assim como trouxe o ND+, Santa Catarina receberá mais de 177 mil doses da vacina contra a Covid-19 nesta sexta-feira (24). De acordo com o governo estadual, 60 mil imunizantes serão usados para aplicação em adolescentes.

Vacinação em SC

De acordo com o Vacinômetro SC, painel de monitoramento do governo estadual, atualizada na tarde desta quinta-feira (23), mais de 5 milhões de catarinenses já receberam, no mínimo, a primeira dose da vacina contra a Covid-19.

Este número representa 70% da população de 7,2 milhões de pessoas que moram em Santa Catarina, afirma estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Além disso, 2,7 milhões de pessoas já completaram o esquema vacinal, ou seja, 38,44% dos catarinenses. Até o momento, Santa Catarina recebeu pouco mais de 10 milhões de doses e aplicou 7.864.509.

+

Saúde

Loading...