Mais de 4 mil pessoas estão sem a imunização completa em São Bento do Sul
Segundo o município, outras 12 mil estão com a dose de reforço atrasada
O município de São Bento do Sul, no Norte catarinense, possui 4.145 pessoas que não receberam a segunda dose da vacina contra a Covid-19 e 12.217 que já podiam ter recebido a dose de reforço estão com a imunização atrasada. Os dados constam em balanço feito pela Secretaria Municipal de Saúde.
Leia mais

A pasta reforça que o imunizante está disponível em quatro unidades de saúde, que estão abertas nesse início de ano. As pessoas que não estão com a vacinação em dia podem ir diretamente a um dos postos de saúde e não é necessário agendar horário.
“Todas as vacinas já se mostraram eficazes na prevenção de casos graves, hospitalizações e mortes pela Covid-19. Diante do aumento de casos registrados no Estado, pedimos que a população procure uma das quatro unidades de saúde para se vacinarem”, comenta a enfermeira e coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Cristiane Jantsch Sestren.
Locais de vacinação
A aplicação da vacina pode ser feita na unidade central e nas unidades de Serra Alta, Centenário e Cruzeiro. Já a segunda dose da Janssen somente é aplicada no posto de saúde central, onde o imunizante deste laboratório é está disponível.
O horário de atendimento é das 7 às 21 horas na unidade central e das 7h30 às 16h30 nas demais. O município informa que às primeiras doses estão disponíveis para todas as pessoas com mais de 12 anos, que ainda não receberam o imunizante.
Intervalo entre as aplicações
O município lembra que cada laboratório possui um prazo específico de intervalo entre a primeira e a segunda dose. “No caso da Coronavac, são 28 dias. Da AstraZeneca, de 10 a 12 semanas, e da Pfizer, 8 semanas. Já as doses de reforço (3ª dose), independentemente do laboratório, o prazo é de quatro meses em relação à 2ª dose. Para vacinados com a Jansen, o intervalo é de 2 meses após a aplicação da dose única”.
Situação no município
O município de São Bento do Sul, assim como outros do estado, tem visto os números relacionados à Covid-19 subirem nesses primeiros dias de 2022, após um crescimento de casos no território catarinense. De acordo com boletim divulgado no sábado (8), o número de casos ativos passou de 76 para 106 no município.
No total, 12.083 casos já foram confirmados desde o início da pandemia. Sendo que somente entre sexta-feira (7) e sábado foram confirmados 34 novos casos no município.

Gripe
O município também disponibiliza nos postos de saúde a vacina contra a gripe, sendo que qualquer pessoa que queira receber o imunizante, pode ir a uma das unidades para solicitar a aplicação.