Mais de 48 mil pessoas já foram vacinadas contra Covid-19 em SC

Levantamento ainda é preliminar, visto que nem todos os municípios repassaram os quantitativos à Secretaria de Estado da Saúde

Pelo menos 48.733 pessoas foram vacinadas contra a Covid-19 até terça-feira (26), em Santa Catarina. O levantamento foi feito a partir de informações enviadas pelos municípios à SES (Secretaria de Estado da Saúde).

Santa Catarina já aplicou 48.733 doses da vacina contra a Covid-19 – Foto: Cristiano Estrela/Secom/Divulgação/NDSanta Catarina já aplicou 48.733 doses da vacina contra a Covid-19 – Foto: Cristiano Estrela/Secom/Divulgação/ND

Como nem todos os municípios divulgaram as informações referente às aplicações, segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica, o levantamento ainda é preliminar e o número pode ser maior.

Na primeira remessa encaminhada pelo Ministério da Saúde, na última semana, o Estado recebeu um total de 144.040 doses da vacina Sinovac/Butantan.

À ocasião, foram distribuídas 71.040 doses para as 17  UDVEs (Unidades Descentralizadas de Vigilância Epidemiológica) de Santa Catarina. O envio das segundas doses acontece a partir do dia 2 de fevereiro.

“O Governo do Estado está fazendo a parte que lhe compete, que é a logística de distribuição das vacinas em todo o território, além de dar apoio aos municípios. É importante mantermos um ritmo acelerado de vacinação das doses que chegam. Garantimos que as vacinas chegarão rapidamente às prefeituras assim que repassadas pelo Ministério da Saúde”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro.

Próximos lotes

Santa Catarina recebeu, no domingo (24), 47,5 mil doses da vacina Oxford/AstraZeneca, que já foram encaminhadas às regionais de saúde.

Dose da vacina de OxfordEstado recebeu 47,5 mil doses da empresa Oxford/AstraZeneca no domingo (24) – Foto: Ricardo Wolffenbuttel/Secom/Divulgação/ND

A vacina também é utilizada no esquema de duas doses, porém com um intervalo maior entre as aplicações, de 12 semanas.

Conforme a SES, existe a expectativa de que a segunda dose seja encaminhada com o início da produção nacional da vacina pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), que está prevista para começar em fevereiro.

No dia 25 de janeiro, também foram recebidas mais 21,6 mil doses da Sinovac/Butantan.

Nesta etapa da campanha, o público-alvo é composto por pessoas acima de 60 anos e pessoas com deficiência residentes em instituições de longa permanência, povos indígenas aldeados e trabalhadores de saúde.

+

Saúde