Mais de 700 pessoas tiveram reação à vacina contra Covid-19 em Joinville; entenda o motivo

As reações são mais comuns após a aplicação da primeira dose; em relação ao total da vacinados em Joinville, 0,38% apresentaram efeitos colaterais

As fotos de moradores de Joinville recebendo a vacina contra Covid-19 estão se tornando cada vez mais comuns. E com os relatos de esperança por dias melhores, também há quem fale das reações causadas pelos imunizantes, assunto que tem ganhado as redes sociais nos últimos dias.

De fato, toda vacina, independentemente da doença que previne, pode causar reações. Em Joinville, por exemplo, 558 pessoas apresentaram reações para a primeira dose, enquanto 173 tiveram efeitos colaterais com a segunda dose.

Mais de 700 pessoas apresentaram reação à vacina contra Covid-19 em Joinville – Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil/NDMais de 700 pessoas apresentaram reação à vacina contra Covid-19 em Joinville – Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil/ND

“Isso é normal para qualquer medicamento, não só relacionado à vacina. Se olharmos no contexto de doses administradas, tivemos efeitos adversos significativos em 0,38% dos vacinados, mais comuns na primeira dose do que na segunda”, explica o infectologista Luiz Henrique Melo.

As principais reações à vacina contra Covid-19 notificadas em Joinville são dor de cabeça e dor no corpo. Segundo Melo, caso o paciente sinta algum desconforto após a aplicação, deve procurar a unidade de saúde onde foi vacinado para que seja acompanhado.

Por que existe reação à vacina contra Covid-19

O infectologista e coordenador do curso de Medicina da Univali, Pablo Sebastian Velho, explica que toda vacina pode causar reações. Isso porque elas possuem pequenas partículas de vírus que são reconhecidas pelo corpo para que seja possível gerar anticorpos.

As reações dependem da forma como o imunizante foi produzido e também do organismo de cada pessoa. É por isso que duas pessoas podem receber a mesma vacina, mas não apresentar as mesmas reações.

Em relação à Covid-19, a vacina que tem se mostrado mais reatogênica, ou seja, com mais casos de reação identificados, é a da AstraZeneca, mas as demais, CoronaVac e Pfizer, também podem causar efeitos. As reações mais comuns são dor no local da aplicação, dor de cabeça e no corpo e febre.

Vale lembrar que todos os imunizantes aplicados atualmente em Joinville foram aprovados em relação à segurança e eficácia.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Joinville e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Saúde