Mais de oito mil equipamentos são doados para combate a Covid-19 em Florianópolis

A campanha "Cuidando de quem cuida" foi liderada pelo Departamento de Fisioterapia e contou com a participação de diversas organizações e profissionais

Equipamentos foram doados para hospitais – Foto: Udesc/Divulgação

A campanha “Cuidando de quem cuida” produziu neste ano mais de oito mil equipamentos diversos para contribuir no combate à pandemia de Covid-19 na Grande Florianópolis. A iniciativa é coordenada pelo Cefid (Centro de Ciências da Saúde e do Esporte), da Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina).

Concluída nesta semana, a campanha produziu 4.490 máscaras cirúrgicas, 1.882 balaclavas (toucas), 550 aventais, 9 cápsulas de acrílico e 270 face shields.

Mais 1,5 mil máscaras cirúrgicas estão em produção para serem entregues ao  HU (Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago), da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).

A ação foi liderada pelo Departamento de Fisioterapia e contou com a participação de diversas organizações e profissionais.

Doações

Além do HU, os equipamentos foram doados ao Hospital Regional de São José Dr. Homero de Miranda Gomes, a unidades básicas de saúde, à Maternidade Carmela Dutra, ao  CBMSC (Corpo de Bombeiros Militar) e ao Hospital Infantil Joana de Gusmão.

Segundo a chefe do Departamento da Fisioterapia, Elaine Paulin Ferrazeane, uma das principais motivações da ação foi ajudar hospitais que têm parceria com a Udesc Cefid, nos quais são realizados aulas práticas e estágios do curso de Fisioterapia. “Buscamos ajudar quem, além de cuidar das pessoas que precisam, tanto contribuem com nossas atividades”, afirma a professora.

Parcerias

Além da Udesc Cefid, a campanha mobilizou 40 costureiras voluntárias da Grande Florianópolis e empreendimentos Top Screen Uniformes, Bush & Cia, Toque Mágico Aviamentos, Ponto Ecológico, Loja Veranea, Deslize, Ateliê Fina Costura, Korui e Ateliê LM Costura.

O Crefito-10 (Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional), o Centro Universitário Estácio de Sá, os cursos de Design da Udesc Ceart e da Ufsc e a Defesa Civil de SC também participaram da ação.

“Agradecemos a todos que direta ou indiretamente nos auxiliaram. Apesar de todas as dificuldades, temos que continuar acreditando na solidariedade e no trabalho em grupo visando o bem maior”, afirma Elaine.

+

Saúde