Moacir Pereira

Notícias, comentários e análises sobre política, economia, arte e cultura de Santa Catarina com o melhor comentarista politico de Santa Catarina. Fundador do Curso de Jornalismo da UFSC. Integrante da Academia Catarinense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, é autor de 53 livros publicados.


Manifesto dos médicos apela pela urgente vacinação dos profissionais da saúde

Documento foi aprovado durante reunião das principais entidades médicas de Santa Catarina

Uma grande preocupação com o ritmo da vacinação em Santa Catarina e a situação de fragilidade dos profissionais da saúde motivou o lançamento de um manifesto pelo Conselho Superior das Entidades Médics do Estado de Santa Catarina-Cosemesc.

O documento, liderado pela Associação Catarinense de Medicina, reivindica urgência na vacinação dos médicos e daqueles que atuam  na linha de frente na assistência aos contaminados e hospitalizados pelo Covid-19.

O apelo é feito ao governo do Estado e às Prefeituras Municipais.

Confira o teor do manifesto:

“O Conselho Superior das Entidade Médicas do Estado de Santa Catarina (COSEMESC) registra sua imensa preocupação com a necessária e urgente vacinação dos médicos e dos profissionais da saúde que não receberam ainda a primeira dose do imunizante contra a Covid-19.

Apoiando e acompanhando o Plano de Imunização do Estado, as representações da medicina pedem uma atenção especial àqueles que há quase um ano atendem à população em meio à pandemia do novo coronavírus, expondo-se diariamente à grave doença, das mais variadas formas, seja na linha de frente das emergências, nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), nos hospitais, clínicas, consultórios e postos de saúde de todos os portes.

A vacinação de médicos e profissionais da saúde não apenas os protege da contaminação do vírus, como também permite a manutenção da assistência de toda a população, no diagnóstico e tratamento da Covid-19 e de todas as demais doenças.

Na certeza de que serviços dessa natureza não podem ser interrompidos ou prejudicados, o COSEMESC pede agilidade por parte do Governo do Estado e das Prefeituras Municipais na estratégia de imunização junto aos médicos e profissionais da saúde, para que sigam no valoroso trabalho na defesa da vida dos catarinenses.

COSEMESC – Conselho Superior das Entidades Médicos do Estado SC

ACM – Associação Catarinense de Medicina

ACAMESC – Academia de Medicina do Estado SC

CRM-SC – Conselho Regional de Medicina do Estado SC

SIMESC – Sindicato dos Médicos do Estado SC

SIMERSUL – Sindicato dos Médicos do Sul SC.”