Máscaras são distribuídas para comunidades carentes de Itajaí

Itens serão entregues para moradores do loteamento São Francisco de Assis e dos bairros Nossa Senhora das Graças, Imaruí e Jardim Esperança

A Secretaria de Saúde de Itajaí começou nesta quinta-feira (9) a distribuir máscaras de tecido para as comunidades carentes. Cerca de nove mil unidades serão entregues até a próxima terça (14).

Serão beneficiados moradores do loteamento São Francisco de Assis e dos bairros Nossa Senhora das Graças, Imaruí e Jardim Esperança. A entrega será feita pelos agentes comunitários de cada área.

A intenção é dar acesso ao material para que a população mais vulnerável também possa se proteger contra o novo coronavírus. As máscaras foram confeccionadas pela empresa Colcci e doadas à prefeitura.

Prefeitura recebeu material como doação e vai distribuir – Foto: PMI/Divulgação/NDPrefeitura recebeu material como doação e vai distribuir – Foto: PMI/Divulgação/ND

Os agentes comunitários irão de casa em casa entregar as máscaras para as famílias carentes cadastradas, além de informar sobre a correta higienização do material, tempo de uso, entre outros cuidados.

“Nos próximos dias devemos receber mais máscaras para distribuir à população vulnerável dos demais bairros da cidade”, afirma o secretário de Saúde de Itajaí, Emerson Roberto Duarte.

Recomendação de uso

O uso de máscaras caseiras foi autorizado pelo Ministério da Saúde e governo do Estado. Pesquisas apontam que ela impede a disseminação de gotículas expelidas do nariz ou da boca do usuário no ambiente, garantindo uma barreira física e auxiliando na diminuição de casos e propagação do vírus.

Para ser eficiente, a máscara caseira precisa ter pelo menos duas camadas de pano.  Podem ser confeccionadas de algodão, tricoline, TNT ou outros tecidos, desde que sejam desenhadas e higienizadas corretamente. O importante é que cubra totalmente a boca e o nariz e que esteja bem ajustada ao rosto.

Recomendação é usar máscara sempre que pessoa for às ruas – Foto: PMI/Divulgação/NDRecomendação é usar máscara sempre que pessoa for às ruas – Foto: PMI/Divulgação/ND

Cuidados com as máscaras

– As máscaras são individuais e não podem ser compartilhadas, nem mesmo entre familiares.
– A máscara pode ser usada até ficar úmida. Depois desse tempo, é preciso trocar.
– Também é importante ter elásticos ou tiras para amarrar acima das orelhas e abaixo da nuca. Desse jeito, o pano estará sempre protegendo a boca e o nariz e não restarão espaços no rosto.
– Use a máscara sempre que precisar sair de casa. Saia sempre com pelo menos uma reserva e leve uma sacola para guardar a máscara suja, quando precisar trocar.
– Enquanto estiver usando a máscara, evite tocar no rosto. Se for necessário, higiene as mãos antes e depois de tocar na máscara.
– Se precisar ajustar a máscara durante o uso, faça pelas tiras laterais e sempre com as mãos limpas.
– Chegando em casa, lave as máscaras usadas com água sanitária/água e sabão. Deixe de molho por cerca de 30 minutos.

Leia também: 

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Itajaí e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Saúde

Loading...