Médicos repudiam governo pela nomeação do Diretor do Hospital Infantil
Em "Nota de Repúdio" eles atribuem nomeação ao secretário André Mota Ribeiro, amigo do diretor nomeado
O Corpo Clínico do Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG), de Florianópolis, está divulgando uma contundente nota de repúdio contra ato do governador Carlos Moisés da Silva ao nomear o farmacêutico Maxiliano de Oliveira, para a direção geral do hospital.
O nomeado era chefe de gabinete da prefeitura de São João Batista, cujo titular filiado ao PP perdeu as últimas eleições.

A nomeação é considerada exclusivamente política feita pelo secretário da Saúde, André Mota Ribeiro, amigo pessoal do indicado. A “Nota de Repúdio”, em forma de “Carta Aberta à Sociedade Catarinense”, tem o seguinte teor:
“O Corpo Clínico do Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG) vem a público manifestar sua indignação diante dos Atos do Governo do Estado de Santa Catarina e da Secretaria do Estado da Saúde relacionados a gestão administrativa dessa renomada Instituição, em especial, devido à nomeação de caráter estritamente político para o cargo de Diretor Geral.
Desde sua inauguração, em 1979, o Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG) é reconhecido pela sociedade catarinense como referência em atendimento pediátrico de alta complexidade no Estado de Santa Catarina. Historicamente, sempre contou com diretores escolhidos pela sua capacidade técnica e profundo conhecimento da Instituição.
Em 04 de janeiro de 2021, o Superintendente dos Hospitais Públicos Estaduais, Dr. MÁRCIO MESQUITA JÚDICE, apresentou formalmente, o médico DR. ROBERTO TOBALDINI, como novo Diretor Geral a todas as chefias e funcionários do hospital. Profundo conhecedor do hospital, DR. ROBERTO TOBALDINI possui formação e extensa experiência em GESTÃO HOSPITALAR, que o qualifica para administrar um hospital desse porte.
DR ROBERTO TOBALDINI exerceu a função de Diretor Geral, no período de 4 de janeiro até 02 de fevereiro de 2021, período em que apresentou proposta de uma gestão de carácter participativo e profissional, demonstrando excelência, sendo que já colocou em curso vários projetos, garantindo ampla aprovação do corpo funcional dessa Instituição.
Surpreendentemente, em 03 de fevereiro do corrente ano, o Governador do Estado de Santa Catarina, nomeou o senhor MAXILIANO DE OLIVEIRA para exercer o cargo, a partir de 03/02/2021. Referida nomeação trata-se de um ato de cunho estritamente político, considerando que, desde 4 de janeiro, já ocupava, em caráter precário, o cargo de Diretor do HIJG o senhor DR. ROBERTO TOBALDINI.
Assim sendo, o Corpo Clínico e a Diretoria Técnica declaram REPÚDIO ABSOLUTO à nomeação política para a Direção Geral do HIJG, e reivindicam o retorno imediato do DR. ROBERTO TOBALDINI à função de Diretor Geral, com a sua definitiva nomeação.”