Menino de 13 anos morre de mal súbito e testa positivo para Covid-19 em Dionísio Cerqueira

Suspeita de infecção pelo novo coronavírus surgiu durante autópsia e adolescente foi submetido a teste rápido; amostra de PCR foi encaminhada ao Lacen

Um menino de 13 anos morreu no final da tarde de sexta-feira (22), após sofrer mal súbito enquanto brincava com amigos no município de Dionísio Cerqueira, no Oeste do Estado. Durante autópsia no IML (Instituto Médico Legal), houve suspeita de infecção por Covid-19, então foi realizado teste rápido na vítima, que deu positivo para a doença.

Menino foi submetido a autópsia – Foto: Arquivo/Diego Antunes/NDMenino foi submetido a autópsia – Foto: Arquivo/Diego Antunes/ND

O adolescente passou mal por volta das 17h e chegou a ser socorrido e encaminhado ao Hospital de Guarujá do Sul. No entanto, ele não resistiu e chegou já sem vida à unidade de saúde.

O corpo foi então encaminhado a um IML de referência, em São Miguel do Oeste, para investigação da causa da morte. O teste rápido para Covid-19 foi realizado no local. Após o resultado positivo, foi coletado material para o exame PCR, encaminhado ao Lacen (Laboratório Central), em Florianópolis, na tarde desse sábado (23).

O resultado do PCR deve ficar pronto nesta terça-feira (26), segundo a prefeitura de Dionísio Cerqueira. O Município ainda informou que realizou teste rápido nos familiares do menino e que todos deram negativo. O índice de erro de testes rápidos é de até 75%.

O teste rápido só é indicado após sete dias do início dos sintomas da Covid-19, pois o resultado pode ser de “falso negativo”. O teste PCR, por sua vez, que é realizado pelo Lacen, tem o maior índice de confiabilidade.

“Por cautela, toda a família foi colocada em isolamento, até que se tenha o resultado definitivo do exame a ser realizado pelo Lacen”, disse a prefeitura de Dionísio Cerqueira.

O menino era saudável e não tinha comorbidade, conforme o Município. Ele também não apresentava sintomas da Covid-19.

Morte incluída no balanço do Estado

A morte do adolescente foi incluída no mais recente boletim sobre Covid-19 do governo do Estado, divulgado na noite desse sábado (23).

Em nota, a secretaria estadual de Saúde informou que contabilizou a morte por receber a notificação do teste positivo.

Leia também

Além da morte do menino, foram confirmados mais dois óbitos pelo novo coronavírus em Santa Catarina em 24 horas.

As vítimas são duas mulheres, uma de 49 anos de Rodeio, e uma de 87 de Florianópolis. Somente a idosa tinha registro de comorbidades.

Confira a nota do governo do Estado na íntegra:

Recebemos a notificação de um adolescente de 13 anos que foi a óbito enquanto realizava atividades físicas com amigos. Foi encaminhado para o IML de referência para investigação da causa do óbito, sendo que durante a autópsia houve a suspeita da COVID-19, assim foi encaminhado sangue pra realização de teste rápido, que foi positivo, conforme a conduta das notas técnicas estaduais 002 e 003.

A área técnica da Vigilância Epidemiológica da Ses/SC, informa que o teste rápido (TR) do caso do menino de 13 anos, residente em Dionísio Cerqueira: foi positivo para a covid-19.

Mas estamos orientando que sempre que possível sejam coletadas amostras respiratórias para aumentar as chances de diagnósticos.

08 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
  • Motoboy norte da ilha
    Motoboy norte da ilha
    Confirmado ja que nao foi morte por Coronavirus......
  • Fabrício B. Aguirre
    Fabrício B. Aguirre
    O seu comentário está aguardando moderação.
    https://super.abril.com.br/blog/bruno-garattoni/coronavirus-causa-nova-doenca-em-criancas-e-adolescentes/
  • Eduardo
    Eduardo
    o que mais me chama a atenção, é a precisão do teste. Não tinha que passar pelo inmetro um instrumento desses? "O índice de erro de testes rápidos é de até 75%." um absurdo isso ser usado assim dessa forma

+ Saúde