Menino que nasceu com doença rara conta história de superação aos 8 anos

Gabriel Oliveira concedeu entrevista ao SC no Ar desta quinta (8); família gerou um irmão para salvar a sua vida. Entenda como foi

Uma entrevista emocionante marcou o SC no Ar desta quinta-feira (8). Márcia Dutra conversou com o menino Gabriel Oliveira, de oito anos, que batalhou desde o dia que nasceu contra uma doença rara.

Mais conhecido como Biel, ele foi diagnosticado com anemia falciforme ainda na barriga da mãe, e a história de superação já foi contada em dois livros.

Sofrimento e superação

Biel nasceu prematuro, aos sete meses, e sem batimentos cardíacos. Ele ficou 28 dias intubado, até que, por conta, retirou os tubos. Então, o médico resolveu deixar a criança respirando sozinha.

“Fomos informados que havíamos sido premiados com uma bomba, porque a qualquer momento o Biel poderia morrer”, relata o pai, Luciano Oliveira.

Aos 10 meses, Biel teve a primeira crise de dor, sendo 12 horas consecutivas sofrendo. Esse foi o primeiro efeito da doença.

A partir daí, a rotina foi da família foi de trânsito constante entre casa e hospital.

Esperança: gerar um bebê para salvar a vida de Biel

Quando Gabriel tinha por volta de cinco anos de idade, a família viu uma matéria na TV sobre uma mãe que havia gerado um bebê para salvar o outro. Imediatamente os pais de Biel foram atrás desta história.

A família passou a precisar de R$ 50 mil para fazer a fertilização e gerar um bebê 100% compatível com Biel. Para isso, eles receberam ajudas por meio de vaquinhas.

Com o dinheiro para o tratamento, eles foram para uma clínica em São Paulo para fazer o processo. No entanto, com sete semanas de gestação, a mãe perdeu a criança.

A família insistiu, e conseguiu juntar recursos para dois novos embriões. Com 12 semanas, um novo susto: um aborto espontâneo tirou a vida de um deles. Porém, no fim tudo deu certo.

Victor nasceu há dois anos e foi gerado para salvar a vida de Biel.

História virou livros

Tudo isso é contado em dois livros escritos pela jornalista da Record, Nalu Saad. Um deles é infantil, “Os Mil Tsurus”, e “Biel: a jornada para a cura” relata toda a história motivacional e de superação enfrentada por toda a família.

Mais detalhes podem ser encontrados no site do Biel.

Confira a entrevista na íntegra!

+

SC no ar – Entrevistas