Menos da metade dos idosos com 90 anos fizeram agendamento para vacinação em Blumenau

Secretaria de Saúde divulgou balanço nesta quarta-feira (10); vacinação para o grupo prioritário começa nesta quinta-feira (11), na Vila Germânica

A Secretaria de Saúde de Blumenau divulgou nesta quarta-feira (10) um balanço da quantidade de agendamentos realizados por idosos acima de 90 anos para que possam receber a vacina contra o coronavírus. De acordo com o levantamento, apenas 344 agendamentos deste grupo prioritário foram efetuados.

O número representa 35% dos 985 idosos que podem receber a imunização neste momento, segundo o município.

Vacina Coronavac chega ao Vale do Itajaí – Foto: Elisiane Roden / Prefeitura de GasparVacina Coronavac chega ao Vale do Itajaí – Foto: Elisiane Roden / Prefeitura de Gaspar

A médica infectologista, Dra. Luisa Andrea Torres Salgado, a baixa procura pela vacina por este grupo pode ter diversos fatores. “Por se tratar de vacina que foi disponibilizada recentemente surgem dúvidas por parte de algumas pessoas em relação ao imunizante, sua eficácia, contra-indicações, além de receio por reações adversas pós-vacinação”, afirma Salgado.

A especialista lembra que as vacinas contra a Covid-19 passaram por testes rigorosos e tiveram o uso autorizado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Helga Germer, de 94 anos, que mora no Lar Santa Terezinha, primeira instituição de longa permanência a ter todos idosos imunizados contra a Covid-19 em Blumenau, fez questão de ser vacinada. “As pessoas não precisam ter medo, a vacina é segura e com certeza vai ajudar a proteger contra o vírus”, afirma a paciente que já tomou as duas doses do imunizante e não teve nenhuma complicação.

O agendamento para receber a vacina contra o coronavírus pode ser feito no site da prefeitura de Blumenau, pelo aplicativo Pronto Mobile e também pelo Alô Saúde, no telefone 156 (opção 2).

Idosos acamados

Idosos acima de 90 anos que estejam acamados devem ligar no telefone 156 (opção 2) para sinalizar a necessidade de receber uma equipe da Secretaria de Saúde em casa para a vacinação. Até o momento, segundo o município, 52 pessoas acamadas solicitaram a vacina.

Acesse e receba notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp do ND+

Entre no grupo
+

Saúde