Milenar, o vinagre é versátil e um dos produtos mais eficazes para fazer conservas

Conheça os seus benefícios e saiba como o vinagre pode ajudar a manter os alimentos por mais tempo em casa

Utilizado como tempero, produto de limpeza, anti-odor, conservante e até aliado da estética, o vinagre está presente na mesa da maioria dos brasileiros para o momento de comer aquela salada, no entanto, muitas pessoas não conhecem sua história milenar e versatilidade.

Pela sua acidez, que impede a proliferação de micro-organismos, o vinagre é um excelente produto para a fabricação de conservas em casa – Divulgação/NDPela sua acidez, que impede a proliferação de micro-organismos, o vinagre é um excelente produto para a fabricação de conservas em casa – Divulgação/ND

Na Bíblia, tanto o Antigo quanto o Novo Testamento incluem trechos sobre o vinagre. As primeiras referências ao produto são de 8.000 anos a.C.  Foi muito utilizado como bebida refrescante, diluído na água e também como medicamento. Foi recomendado ainda para tratar de disfunções respiratórias, feridas e úlceras, devido às suas propriedades desinfetantes e anti-inflamatórias.

Justamente pela sua acidez, que impede a proliferação de micro-organismos, o vinagre é um excelente produto para a fabricação de conservas em casa.  É obtido pela fermentação do álcool para produzir ácido acético e é utilizado para preservar legumes como picles, relishes e molhos. Os mais indicados são de malte, balsâmico, de álcool, de vinho e de maçã.

No entanto, o de álcool é o mais adequado para quem quer fazer suas próprias conservas, explica a nutricionista Julia Bergmann. “Ele tem um sabor um pouco mais suave e é mais neutro. Por isso, é o tipo ideal para fazer as conservas, pelo fato de ser um forte bactericida é um conservante natural e, além disso, tem várias propriedades benéficas ao organismo. É antioxidante e muito saudável”, esclarece.

Vinagre de álcool com acidez de 6% deixa a conserva melhor, segundo nutricionista – Divulgação/NDVinagre de álcool com acidez de 6% deixa a conserva melhor, segundo nutricionista – Divulgação/ND

Com sede em Erechim, Rio Grande do Sul, a indústria Koller, uma das maiores e mais tradicionais do segmento no país, além de produzir todos os tipos do produto, lançou um vinagre de álcool com acidez de 6%. O produto é novo, mas mantém a tradição e a qualidade da marca, que fabrica vinagres desde 1944.

“Todos os tipos de vinagre de álcool têm essa propriedade de ajudar na conservação. Mas em relação ao sabor da conserva, o vinagre com acidez a 6% deixa o produto melhor”, explica a nutricionista Julia.

Apesar deste novo produto da marca proporcionar um diferencial no sabor das conservas, a especialista lembra que outros tipos de vinagre de álcool, como os produzidos pela Koller – o  tradicional, o  vinagre de álcool composto uva e o vinagre de álcool colorido – podem ser utilizados com excelentes resultados para a preservação dos alimentos.

Benefícios do consumo

Além de ser um conservante natural, afirma, Julia, o vinagre de álcool ajuda na digestão, redução da glicemia, entre outros benefícios para o organismo. “O produto também ajuda na diminuição dos gases, por auxiliar no processo digestivo”, destaca a especialista.

“Uma boa dica é, quando colocar as leguminosas de molho na água e deixar por pelo menos 12 horas de molho, colocar uma colher de vinagre de  álcool, o que também aumenta a eliminação dos gases do feijão. “O uso deste vinagre faz com que o tempo de validade do alimento seja maior e fica super prático para prolongar o período de conserva dos vegetais”, esclarece.

Especialistas indicam,  quando colocar as leguminosas de molho na água, e deixar por pelo menos 12 horas de molho, colocar uma colher de vinagre de álcool – Divulgação/NDEspecialistas indicam,  quando colocar as leguminosas de molho na água, e deixar por pelo menos 12 horas de molho, colocar uma colher de vinagre de álcool – Divulgação/ND

No momento de produzir a conserva

– É possível fazer conservas de ovo de codorna e todos os vegetais que podem ser cozidos;

– O ideal é colocar o produto em potes de vidro, para não ocorrer a contaminação em plástico;

– Colocar o legume ou ovos de codorna no pote de vidro e encher de vinagre até cobrir os produtos que serão conservados;

– Incluir um dedo de água filtrada e uma pitada de sal, o que aumenta a conservação do alimento;

– Depois disso é só tampar bem e deixar na geladeira ou em um ambiente que não tenha sol ou não seja escuro, o que prolonga o período de conservação.

Saiba mais sobre esses produtos

www.vinagrekoller.com.br

Rua Júlio Trombini, 1800, Erechim, RS

Instagram: @vinagreskoller1944

TEL.: (54) 3321.4366

Acesse e receba notícias da Grande Florianópolis pelo WhatsApp do ND+

Entre no grupo

+

Tudo sobre vinagre