Ministério da Saúde confirma 4º caso de coronavírus no Brasil

Paciente é uma adolescente de 13 anos, moradora de São Paulo, possivelmente infectada na Itália, segundo Ministério da Saúde

Nesta quinta-feira (5), o Ministério da Saúde confirmou o quarto caso de coronavírus no Brasil. Desta vez uma adolescente, de 13 anos, recebeu a confirmação da contaminação por Covid-19. A jovem é moradora de São Paulo e possivelmente foi infectada na Itália, informa a pasta.

Ministério da Saúde emitiu então uma nota oficial descartando a notificação – Foto: Divulgação/NDMinistério da Saúde emitiu então uma nota oficial descartando a notificação – Foto: Divulgação/ND

Devido ao fato da adolescente ainda não apresentar os sintomas que caracterizam a infecção, a pasta não tinha qualificado o caso como coronavírus.

Após uma reunião realizada junto especialistas na manhã desta quinta-feira, o Ministério da Saúde recuou e passou a considerar a adolescente como ao quarto caso de contaminação por COVID-19.

O exame de contraprova realizado pelo Instituto Adolf Lutz, cujo resultado deu positivo para a infecção, foi um dos argumentos que sustentaram a mudança de classificação do caso.

Leia também:

A pasta acredita que os sintomas ainda não se manifestaram na adolescente devido ao uso de uma medicação para tratar uma lesão. O remédio pode ter mascarado os sintomas da infecção de coronavírus.

Ainda há a possibilidade de a paciente apresentar sintomas provocados pelo coronavírus nos próximos dias. Dentre os principais sintomas estão a febre associada a outros sintomas respiratórios como tosse e dificuldade para respirar. O período de incubação do coronavírus é, em média, de 14 dias.

A jovem permanece em casa e é monitorada pela Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, bem como as pessoas que tiveram contato próximo.

Todos os quatros casos de coronavírus confirmados até agora no Brasil foram de transmissão importada, de pessoas que estiveram em áreas endêmicas onde o vírus já circula.

Ao todo, 531 casos suspeitos são monitorados pela pasta e outros 315 casos foram descartados por exame, segundo dados divulgados pela pasta na manhã desta quinta-feira (5).

0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

+ Saúde