Ministério da Saúde lança campanha de doação de leite materno nesta terça

Segundo dados da pasta, doações representam apenas 55% da necessidade por leite humano no país

O Ministério da Saúde lança uma campanha de doação do leite materno nesta terça-feira (17). Segundo dados da pasta, as doações ainda representam apenas 55% da necessidade por leite humano no Brasil, apesar do aumento em 2021 de 7% no volume em relação a 2020.

Em 2021, 168 mil litros de leite foram distribuídos a 237 mil recém-nascidos. O governo pretende aumentar oferta de leite humano em 5% a recém-nascidos internados em unidades neonatais. As informações são do R7.

Atualmente, Brasil conta com 225 bancos de leite humano e 217 postos de coleta – Foto: Elza Fiúza/Arquivo/ Agência BrasilAtualmente, Brasil conta com 225 bancos de leite humano e 217 postos de coleta – Foto: Elza Fiúza/Arquivo/ Agência Brasil

Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, ano passado nasceram 353.800 bebês prematuros. A estimativa que é a cada ano no Brasil nascem cerca de 340 mil bebês prematuros ou abaixo do peso ideal. Eles representam 12% do total de recém-nascidos.

Bancos de leite humano

Atualmente, o Brasil conta com 225 bancos de leite humano e 217 postos de coleta. De acordo com Ministério da Saúde, o aumento nas doações de leite materno pode representar diminuição de despezas com a compra de fórmulas infantis para alimentar bebês prematuros nas maternidades do SUS (Sistema Único de Saúde).

Doe leite materno e receba a gratidão de uma vida

A campanha será divulgada de 19 de maio a 16 de junho em rádios, redes sociais, mobiliário urbano, entre outros veículos e terá o “Doe leite materno e receba a gratidão de uma vida,”.

A ideia é reverter quadro de doações ainda insuficientes para atender à demanda. A mensagem tem o objetivo de levar a população a incentivar a doação de leite materno e é direcionada às mulheres que estão amamentando.

A doação de leite materno é fundamental para recém-nascidos prematuros ou de baixo peso internados em UTIs neonatais que, por qualquer motivo, não podem ser amamentados pela própria mãe. O leite materno aumentam as chances de uma vida mais saudável para a criança.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Diversa+ na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Saúde

Loading...