Ministério da Saúde promete normalidade da base de dados nas próximas horas

O sistema foi invadido por um hacker em dezembro de 2021 e dados seguem sem acesso pela população; garantia é que volte a normalidade nesta sexta-feira

A base de dados do Ministério da Saúde com informações sobre a Covid-19 e a vacinação poderá ser acessada pelo público a partir desta sexta-feira (14).

No dia 10 de dezembro de 2021, o sistema foi invadido por um hacker, que tirou os dados do ar. Como o Governo Federal tem cópias de segurança, os materiais não foram perdidos.

Entre as bases de dados afetadas, está o aplicativo ConecteSus, que reúne os comprovantes digitais de vacinação.

O secretário executivo do Ministério, Rodrigo Cruz, explicou, em entrevista coletiva, que a população poderá verificar dados sobre a vacinação e outras informações que ainda não foram disponibilizadas. “A expectativa é que, até sexta-feira, então, se resolva grande parte desses painéis e desses dados para a disseminação do público em geral”.

Aplicativo Conecte Sus foi um dos sistemas afetados pelo ataque hacker – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/NDAplicativo Conecte Sus foi um dos sistemas afetados pelo ataque hacker – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/ND

O trabalho de recuperação do sistema foi realizado em três etapas. O primeiro foi verificar a integridade dos dados guardados em cópia. Depois, restabelecer o sistema para que voltasse a receber informações das unidades federativas. E a terceira, por fim, foi retomar o acesso de gestores estaduais e municipais nas bases de dados.

Cruz afirmou ainda que a pasta começou a adotar medidas para evitar outros incidentes. Entre as ações estão a atualização das credenciais de quem pode acessar as bases; o aprimoramento do controle de acessos; análises de risco mais aprofundadas; e a implementação de um comitê de gestão.

Durante o período em que os sistemas estavam fora do ar, as secretarias de Saúde permaneceram atualizando os dados e, agora, as informações serão carregadas.

+

Saúde

Loading...