Ministro da Saúde confirma 4 milhões de doses da Covax para este final de semana

Anúncio do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, foi feito nesta sexta-feira; doses devem chegar em dois voos sábado e domingo

Em pronunciamento feito nesta sexta-feira (30), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou a entrega de 4 milhões de doses da vacina de Oxford pelo Covax Facilty, consórcio da OMS (Organização Mundial da Saúde) que tem como o objetivo garantir o acesso igualitário dos países à imunização.

Marcelo Queiroga anunciou entrega de 4 milhões de doses nesta sexta-feira (30) – Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputado/Divulgação/NDMarcelo Queiroga anunciou entrega de 4 milhões de doses nesta sexta-feira (30) – Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputado/Divulgação/ND

“As vacinas do Covax, que conseguimos trazer graças a ações conjuntas do Ministério da Saúde, da Opas (Organização Pan-Americana de Saúde), da OMS e da diplomacia brasileira, vai nos permitir reforçar a vacinação no país”, disse Queiroga.

Em relação à entrega, 220 mil doses devem chegar neste sábado (1º), e as 3.8 milhões chegarão no domingo (2) em dois voos.

O ministro também destacou a compra de 7 milhões de medicamentos para que o procedimento de intubação, necessário em casos graves de covid-19, seja realizado.

“Em função das diminuições de novos casos e das ações do Ministério da Saúde, há uma maior tranquilidade em relação a esses insumos do ‘kit intubação’”, afirmou.

O assessor executivo da pasta, Rodrigo Cruz, disse que o anúncio oficial da compra deve ocorrer na próxima semana.

Além disso, a pasta também anunciou o lançamento de um guia para orientar os profissionais da saúde, aplicável aos serviços público e privado, durante o atendimento de pacientes internados com quadros graves de Covid-19.

As diretrizes dizem respeito ao uso de oxigênio e suporte respiratório, além de orientar sobre o uso do “kit intubação” e possíveis substitutos em caso de indisponibilidade dos medicamentos.

+

Saúde