Monitore sua saúde. Farmacêutico alerta para importância de exames periódicos

Manter o bem-estar e a qualidade de vida depende da sua vigilância ao fazer exames porque, muitas vezes, doenças não apresentam sintomas

A importância dos exames para sua longevidade e qualidade de vida – Foto: Getty Images/iStockphoto/NDA importância dos exames para sua longevidade e qualidade de vida – Foto: Getty Images/iStockphoto/ND

Monitorar a sua saúde traz uma soma de benefícios importantes que impactam diretamente no seu bem-estar e na sua qualidade de vida. Isso porque, buscar um acompanhamento médico ou realizar seus exames de rotina regularmente torna possível detectar alterações no organismo ou doenças precocemente e garantir sua longevidade.

Afinal, muitas doenças não apresentam nenhum tipo de sintoma em seu estágio inicial e só são descobertas por meio da realização de exames periódicos e do monitoramento frequente.

“Exames são ferramentas importantes, pois cerca de 70% das decisões médicas são baseadas em exames laboratoriais”, afirma o farmacêutico e empresário Carlos Nyander Theiss, também Diretor do Conselho Regional de Farmácia de Santa Catarina.

Fique atento aos benefícios do cuidado regular com a saúde

  • Você poderá repor algum nutriente ou vitamina caso necessário, e manter a sua saúde equilibrada;
  • Prevenir o surgimento de doenças;
  • Ter um diagnóstico antecipado de problemas que poderiam vir a se agravar no futuro;
  • Aumentar as chances da eficácia de algum tratamento se diagnosticada alguma alteração.
  • Exames são decisivos no monitoramento e diagnóstico de doenças.

Recomendações de acordo com a idade

Depois dos 30 anos é recomendável ficar mais atento aos exames periódicos – Foto: Getty Images/iStockphoto/NDDepois dos 30 anos é recomendável ficar mais atento aos exames periódicos – Foto: Getty Images/iStockphoto/ND

Os exames laboratoriais auxiliam na avaliação do estado de saúde, no monitoramento da dieta e no diagnóstico de possíveis doenças. Segundo Nyander, atualmente os exames mais realizados nos laboratórios, depois da avalanche de casos de Covid-19, são de gravidez, sexagem fetal e exames de rotina preventiva, como lipidograma e hemograma.

“Se você já tem mais de 30 anos, é interessante que você procure um clínico geral ao menos uma vez ao ano para verificar se está tudo bem”, aconselha o farmacêutico.

Nyander ressalta que, “Uma doença cardiovascular pode demorar um tempo médio de dez anos para se instalar”, lembrando que esta é a maior causa de morte no mundo inteiro, portanto, quanto antes monitorar e cuidar da saúde, maiores as chances de ter uma melhor qualidade e expectativa de vida. “Após os 40 anos, já é interessante realizar exames com frequência para o acompanhamento regular”, observa Nyander.

Portanto, exames como colesterol, triglicérides, glicemia e outros que são básicos para a saúde devem estar na agenda das pessoas com mais de 40 anos.

“Também é importante a consulta pessoal ao médico, já que os riscos da pandemia começam a diminuir com a vacinação da Covid-19”, diz o farmacêutico. “Sintomas de doenças no fígado, por exemplo, se manifestam quando o órgão já está com um grau de comprometimento maior”, observa.

“A anemia é uma patologia muito comum e facilmente evitável, se realizados exames periódicos, geralmente demora para se instalar e pode trazer problemas mais graves se não tratada. As causas podem ser das mais variadas, mas a mais comum é por deficiência de ferro, facilmente tratada com reposição”, diz Nyander.

Exames ajudam a tomar decisões seguras

Com isso, é imprescindível deixar seus exames em dia. Os exames laboratoriais ajudam no monitoramento e no diagnóstico das complicações que auxiliam o clínico a tomar uma decisão mais segura.

Para cuidar da sua saúde, a experiência no Laboratório deve ter pessoas qualificadas!

No LabVital os processos de Gestão são vistos como referência para vários laboratórios no Brasil. O investimento em pessoas, estrutura física e materiais fazem a diferença na fase pré-analítica do processo da realização do exame. Esta fase é a que antecede a análise, onde temos a maior quantidade de variáveis interferindo no resultado. Há também equipamentos para visualização de veias, pessoas experientes em coleta com crianças, ambiente lúdico, entre outros cuidados.

Atenção e cuidados depois do resultado

Quanto ao período pós-analítico dos exames, onde o exame realmente se torna útil, o o contato se faz importante, tanto com o paciente quanto com o médico. Um trabalho humanizado na entrega, faz a diferença na vida das pessoas e esse é o nosso propósito.

Afinal, o resultado é um número. As pessoas querem um contato, saber mais, pois é a sua saúde. Então, o laboratório procura fazer contatos quando há necessidade de um esclarecimento, dando uma atenção especial para os pacientes.

Gostou das orientações?

Saiba mais:

LabVital • Laboratório em Florianópolis, Santo Amaro, Palhoça e Águas Mornas

  • Responsável técnico: Carlos Nyander Theiss – CRF/SC 5928
  • Informações e orçamentos: (48) 99161-3657 no WhatsApp
  • Atendimentos de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h na Matriz.

Twitter | Instagram

+

Saúde Mais

Loading...