Moradores de Blumenau não precisam mais agendar aplicação de vacina da gripe

Cobertura vacinal dos grupos prioritários segue abaixo de 70% na cidade, enquanto a meta do Ministério da Saúde é de, no mínimo, 90%

Quem ainda não tomou a vacina da gripe em Blumenau pode procurar uma sala de vacina e tomar o imunizante sem agendamento. A prefeitura retirou a exigência para incentivar a busca pelo imunizante contra a Influenza.

Vacinas contra a gripe estão disponíveis para toda a população de Blumenau – Foto: PMF/Cristiano AndujarVacinas contra a gripe estão disponíveis para toda a população de Blumenau – Foto: PMF/Cristiano Andujar

As doses estão disponíveis para aplicação nas unidades de ESFs (Estratégia Saúde da Família) com sala de vacina ativa e nos AGs (Ambulatórios Gerais). Toda a população acima de seis meses de idade pode se vacinar.

Vale lembrar que quem se vacinou contra a Covid-19 precisa cumprir um intervalo de 14 dias antes de receber a vacina da gripe, mas, quem já fez o intervalo, pode se vacinar em uma das unidades da cidade.

Abaixo da meta

Na última semana de julho, quando ainda era necessário agendamento para aplicação da vacina da gripe, cerca de 5,4 mil pessoas foram imunizadas.

Já na primeira semana de agosto, com a disponibilização das doses sem a necessidade de marcar horário, o número de pessoas vacinadas caiu cerca de 57%: foram aplicadas apenas 2,300 mil doses.

As salas de vacina dos sete AGs atendem de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Já as ESFs com sala de vacina ativa atuam em seus horários próprios – a lista das salas de vacina está disponível em blumenau.sc.gov.br/salasdevacina.

Até o momento, Blumenau vacinou 115.021 pessoas contra a gripe. Porém, entre os grupos prioritários a cobertura vacinal segue sendo de apenas 68,2%, enquanto a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS) é imunizar 90% da população.

A coordenação do Serviço de Vigilância Epidemiológica de Blumenau ressalta que a imunização contra a Influenza protege contra formas mais graves do vírus, que também podem levar à morte.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Blumenau e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Saúde

Loading...