Moacir Pereira

Notícias, comentários e análises sobre política, economia, arte e cultura de Santa Catarina com o melhor comentarista politico de Santa Catarina. Fundador do Curso de Jornalismo da UFSC. Integrante da Academia Catarinense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, é autor de 53 livros publicados.


Morre na Capital dermatologista Jorge José de Souza Filho

Médico presidiu o CRM e a Sociedade Brasileira de Dermatologia

Faleceu na tarde de hoje em Florianópolis o médico dermatologista Jorge José de Souza Filho, ex-presidente do Conselho Regional de Medicina e da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Premiado médico marcou durante décadas assistência aos pacientes com doença de pele – Foto: arquivoPremiado médico marcou durante décadas assistência aos pacientes com doença de pele – Foto: arquivo

Nota oficial divulgada pelo CRM-SC manifesta pesar pela perda do ex-dirigente. Leia:  “O CRM-SC lamenta o falecimento do médico dermatologista e ex-presidente deste Conselho, Dr. Jorge José de Souza Filho, nesta tarde de sexta-feira, 26/03, e se solidariza com familiares e amigos neste momento de dor.
Dr. Jorge foi conselheiro e presidente do CRM-SC por duas gestões consecutivas, no período de 1977 a 1980. No seu mandato, foi responsável pela edição do primeiro jornal do Conselho, distribuído para todos os médicos catarinenses e foi autor da primeira Resolução da entidade, para o controle ético das clínicas e hospitais.
Foi na gestão dele que o CRM-SC iniciou o arquivo com os prontuários de informações de todos os médicos do estado. Além disso, admitiu o primeiro quadro de funcionários, contratando um consultor jurídico.
Formado pela Universidade Federal do Paraná e com pós graduação no Instituto de Medicina Tropical e no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, Dr. Jorge começou a atuar em Florianópolis em 1967.
Em 40 anos de profissão, atuou no Hospital Caridade entre os anos de 1967 e 1980 e no Hospital Celso Ramos desde sua graduação até sua aposentadoria. Dr. Jorge foi professor titular na UFSC, chefiando a disciplina de Dermatologia e o Serviço de Dermatologia.
Foi presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia e criou e presidiu, em Florianópolis, a secção regional da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) de 1974 a 1992. Publicou diversos artigos científicos e livros, como o livro “Drogas e Doenças em Dermatologia”.
A comunidade médica perde um grande profissional, que muito contribuiu na sua área de atuação e inspirou ao servir de exemplo para muitos médicos. Nossos sentimentos aos familiares e amigos.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.