MP questiona vacinação para todos os profissionais da saúde em Blumenau

Promotor quer entender o motivo de profissionais da saúde que não estão na linha de frente contra a Covid-19, como nutricionistas e educadores físicos, receberem a imunização

O MPSC (Ministério Público de Santa Catarina) pediu esclarecimentos à prefeitura de Blumenau com relação a vacinação contra o coronavírus na cidade. O órgão quer entender o motivo de profissionais da saúde que não estão na linha de frente estarem recebendo a imunização contra a doença.

Na última sexta-feira (5) Blumenau ampliou a vacinação contra a Covid-19 para todos os profissionais da saúde. Com isso, nutricionistas, biólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da educação física e médicos veterinários, por exemplo, podem ser imunizados.

MP questiona grupos prioritários da vacinação contra a Covid-19 em Blumenau – Foto: Elisiane Roden / Prefeitura de GasparMP questiona grupos prioritários da vacinação contra a Covid-19 em Blumenau – Foto: Elisiane Roden / Prefeitura de Gaspar

Nesta semana o Ministério da Saúde encaminhou um ofício para estados e munícipios pedindo que a vacinação seja focada nos grupos vulneráveis.

O pedido de esclarecimento foi protocolado pelo promotor Odair Tramontin. À reportagem do ND+ ele disse que recebeu diversas reclamações e pedidos por providências. No entanto, antes de tomar qualquer atitude, o promotor quer ouvir a prefeitura.

Uma reunião entre MP e município está agendada para esta quarta-feira (10). O Ministério Público vai analisar os esclarecimentos da Secretaria Municipal de Saúde para então decidir se oficializa uma recomendação ou abre uma ação.

Por meio de nota, a prefeitura de Blumenau se manifestou dizendo que o município segue, desde o início da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19, as determinações do Ministério da Saúde e as deliberações da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), do Governo do Estado.

Confira a nota na íntegra:

“O município segue, desde o início da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19, as determinações do Ministério da Saúde (MS) e as deliberações da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), do Governo do Estado. De acordo com a 2ª versão do Informe Técnico Estadual da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19, trabalhadores dos serviços de saúde são todos aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais sejam vacinados ainda na 1ª etapa da campanha.

O informe traz ainda a informação de que o grupo compreende tanto os profissionais da saúde como médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares, Ou seja, todos aqueles que trabalham nos serviços de saúde”.

Acesse e receba notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp do ND+

Entre no grupo
+

Saúde