Mudança no comportamento do cliente faz shopping da capital criar novos serviços

Alinhados às medidas restritivas e com todos os protocolos de segurança que asseguram o cuidado com a saúde dos clientes, colaboradores, lojistas e parceiros, cinco shoppings centers da Grande Florianópolis se uniram em ação única na NDTV | Record TV para divulgar a nova rotina de higienização adotada para preservar o melhor shopping da cidade: o seu. Na edição de hoje, o ND apresenta as medidas adotadas no Shopping Iguatemi Florianópolis.

Shopping Seguro – Foto: Reprodução/NDTV

O Shopping Iguatemi Florianópolis se tornou uma figura ativa no combate ao novo coronavírus. Além das ações protocolares de segurança, o shopping adotou medidas de atenção e cuidado ao comportamento do cliente. O resultado tem sido um atendimento personalizado e cumprimento das regras por parte dos consumidores.

Todos os informes do shopping foram voltados para medidas de prevenção. Pelos corredores, orientações sobre o uso da máscara, distanciamento e higiene foram distribuídos. 

Segundo o superintendente do shopping, Luis Daniel Costa Fernandes, não houve nenhum caso de desrespeito às regras.” A população de florianópolis e os clientes do shopping tem sido muito conscientes em relação aos pedidos feitos pelo governo”, diz.

“Toda a equipe do Iguatemi Florianópolis recebeu um treinamento rígido com relação a esses pontos. Eles estão totalmente preparados para assumir qualquer tipo de atividade que seja relacionada a falta de alguma máscara, a não utilização de álcool gel, mas não é algo que tem sido enfrentado porque as pessoas estão conscientes”.

Além do protocolo de segurança e higiene permanente, o shopping passou a analisar o comportamento do cliente para oferecer novos serviços. “A gente faz por whatsApp um atendimento com toda a consultoria para as nossas clientes. Muitas vezes mandamos catálogo online, a gente identifica o que a cliente gosta, faz uma mala com todas as peças que ela gosta”, diz a gerente de loja, Victoria Muniz, que é gerente de uma loja onde 60% dos atendimentos passaram a ser feitos de forma online.

No atendimento presencial, o processo de compra também mudou. “A loja não permite aglomeração. Não tem muitas pessoas aqui dentro, tem o álcool gel na entrada e eu não experimento aqui. Eu levo pra casa que é o que me dá mais segurança”, diz a esteticista Simone Tavares. 

O comportamento do cliente na escolha dos produtos é outra mudança observada e a partir disso, os lojistas se adequaram para oferecer melhor atendimento. Numa loja de chás, as pessoas que buscavam energéticos passaram a buscar chás para relaxar e dormir. “A gente viu que o consumo das pessoas mudou bastante. A procura principal deles tem sido tanto de chás que diminuem a ansiedade quanto para aumento da imunidade. Então, a gente está com foco muito maior nesses chás para ajudar quem tem insônia, para ajudar no relaxamento e também para manter a saúde ainda mais forte”, diz Luiza Kasulke, que gerencia uma loja de chás.

Shopping Seguro – Foto: Reprodução/NDTV

Outra mudança está no processo de decisão de compra; no tempo do cliente no shopping e; no valor gasto nas lojas. “A gente vê que as pessoas que vem até o shopping, elas não estão vindo para passear. Então, a nossa taxa de conversão está bem maior. O cliente que vem na nossa loja, ele compra. E o nosso ticket médio, que é a média do que o cliente compra, também aumentou. O cliente está vindo menos vezes e consumindo mais”, diz Kasulke.

A professora Maristela Mattos é prova desse comportamento. Ela chegou rapidamente na loja de chás, passou álcool, escolheu o produto e foi embora rapidamente, enquanto o marido a aguardava no estacionamento. “Me sinto super segura. O cuidado que elas têm ao entrar. Menos cliente dentro da loja. Tudo isso por precaução né, para não ter contaminação mesmo”, diz. 

Através da análise do comportamento do consumidor, o Shopping Iguatemi Florianópolis conseguiu aprimorar o atendimento e garantir o acesso das pessoas que buscam, durante a pandemia, um espaço para  comprar com segurança e agilidade aqueles produtos que vão garantir o bem estar do dia a dia. “Eu acho que se todo mundo se precaver e todo mundo fizer a sua parte, a gente consegue ter uma vida mais próxima do normal assim”, diz Tavares. 

Protocolo seguido à risca

Na entrada do shopping, o público é conduzido para uma fila com distanciamento. Na sequência, todos têm a temperatura medida e, após a medição, são encaminhados para o uso do álcool.

O uso da máscara é fiscalizado. A limpeza das superfícies é feita de forma constante. O elevador só é utilizado por pessoas com necessidades especiais. 

Todas as lojas disponibilizam dispenser de álcool gel e os atendentes mantém o distanciamento durante o atendimento. O Shopping também disponibilizou diversos cartazes com QR Code da prefeitura para que os consumidores façam o check-in. Em caso de incidência da covid-19 no local, todos que passaram pelas redondezas são avisados com medidas de prevenção.

Normas de proteção contra a Covid-19

Conheça algumas medidas adotadas no Shopping Iguatemi Florianópolis para cuidar da saúde dos consumidores

  • Elevador com ascensorista destinado para pessoas com necessidades especiais 
  • Medição de temperatura ao entrar no shopping
  • Disponibilização de dispensers de álcool pelos corredores e nas lojas
  • Higienização constante das superfícies
  • Separação das mesas na praça de alimentação
  • Limpeza do ar-condicionado para qualidade do ar
  • Limpeza de caixa eletrônico logo após o uso para cliente seguinte
  • Serviço de drive-thru e delivery para compras à distância
  • Controle do número de pessoas para evitar aglomeração
  • Uso obrigatório de máscara nas dependências do shopping
  • Campanhas de esclarecimento sobre medidas de prevenção
+

Nossos Shoppings