Veja o que muda nos postos de saúde de Jaraguá do Sul a partir desta semana

Quatro unidades de saúde voltam a funcionar de forma gradual e proporcional após a diminuição na procura por atendimento relacionado à Covid-19

Quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Jaraguá do Sul, Norte do Estado, voltaram ao atendimento de consultas eletivas nesta terça-feira (1).

A partir desta semana, as unidades da Ilha da Figueira, Nereu Ramos, Caic e João Pessoa voltam a atender de forma gradual e proporcional, com 50% do total de agendamentos para o dia e 50% da demanda livre. A medida tem o objetivo de evitar a aglomeração de pessoas.

A volta nos atendimentos foi possível após a diminuição na procura pelos atendimentos relacionados à Covid-19 pela quarta semana consecutiva.

A queda nos índices levou a secretaria a centralizar, já no fim de semana passado, o plantão apenas no Pama e no 0800, encerrando as atividades em quatro postos de saúde: Ilha da Figueira, Nereu Ramos, Barra do Rio Cerro e Caic.

Os plantões de sábados e domingos no posto do João Pessoa já haviam sido suspensos. “Percebemos que estas unidades não tiveram muita procura por consulta médica nos fins de semana em que estiveram abertas, por isso, nenhuma delas, a não ser o Pama e o 0800, abriu sábado e domingo (29 e 30)”, esclarece a diretora de saúde Alessandra Malschitzky.

Confiram qual unidade procurar para cada atendimento

Os atendimentos pediátricos para síndromes gripais ou suspeitas de Covid-19 podem ser realizados pelo 0800, Pama e Barra.

Já as urgências pediátricas não-gripais serão atendidas na Unidade de Saúde Erich Kauffamann, na Vila Lenzi, após acolhimento na unidade de saúde de origem.

As vacinações ocorrem nas unidades de saúde providas de Sala de Vacina, preferencialmente no período da tarde. Os exames preventivos de câncer de colo uterino seguem com oferta reduzida de vagas para a manutenção do espaçamento entre os atendimentos.

Pama, Unidade Básica de Saúde da Barra e a Central de Orientação sobre o Coronavírus (0800-643-8089) continuam com atendimento exclusivo para Covid-19 e sintomas gripais.

O plantão de fim semana ocorre apenas no Pama, com atendimento especial e estendido das 6h30 às 22 horas, de domingo a segunda; e no 0800, das 7h30 às 18 horas, também de domingo a segunda.

Tanto o 0800 quando o Pama estarão abertos no feriado de 7 de setembro. O posto da Barra, também exclusivo para Covid-19, funciona como os demais, de segunda a sexta-feira, das 7 às 11h30 e das 12h30 às 16h30.

Quatro unidades voltam a fazer atendimentos de consultas eletivas em Jaraguá do Sul – Foto: Divulgação/ND

Conforme a Secretaria de Saúde, a volta no atendimento de consultas eletivas não é motivo para relaxar os cuidados relacionados ao coronavírus, como o uso de máscaras; distanciamento e isolamento social; e a lavagem das mãos com frequência.

Todos essas recomendações continuam sendo fundamentais para que a cidade não apresente elevação no número de casos de Covid-19. Segundo o secretário de Saúde, Alceu Moretti, o Comitê Extraordinário de Combate à Covid-19 se mantém alerta, tomando todas as decisões necessárias para  manter o vírus sob controle.

Números da Covid-19 em Jaraguá do Sul

A cidade já contabiliza 2.595 casos confirmados de Covid-19, sendo 2.448 recuperados, 114 em tratamento e 33 óbitos. As informações completas podem ser conferidas no Painel Covid (jaraguadosul.sc.gov.br/covid19).

+

Saúde