Mesmo vacinada, mulher de 29 anos morre por Covid-19 em Chapecó

Vítima havia recebido apenas a 1ª dose; outros dois homens, de 51 e 54 anos, também morreram na cidade

Uma mulher de 29 anos morreu vítima da Covid-19 em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina. A morte foi informada no último Boletim Epidemiológico, divulgado pela prefeitura nesta quarta-feira (9).

A Secretaria de Saúde informou que ela estava internada no HRO (Hospital Regional do Oeste), possuía comorbidades e já havia recebido a primeira dose da vacina. A pasta não informou outros detalhes da paciente e da data em que ela foi vacinada.

Morte Covid-19 ChapecóForam três mortes em Chapecó em comparação ao último boletim – Foto: Arquivo/Arvito Concatto/NDTV/ND

Importância das duas doses

A médica infectologista Carolina Ponzi esclareceu ao ND+ que estudos demonstram que, para ter uma imunidade efetiva, é necessário receber as duas doses da vacina.

A especialista explica que, quando a pessoa recebe a primeira dose, ocorre um estímulo no sistema imune. Na segunda dose, acontece um ‘reestimulo’, momento em que a pessoa fica protegida contra o vírus. Nenhuma vacina disponível no mundo atualmente tem eficácia de 100% contra o vírus.

Outras duas mortes também foram confirmadas em relação ao boletim anterior. As vítimas foram dois homens, um de 54 anos que morreu na segunda-feira (7), e outro de 51 anos nesta quarta-feira. Todos estavam internados no HRO. O total de mortes chegou a 626.

O município vive um aumento de casos ativos e suspeitos da doença. Em sete dias, o crescimento foi de cerca de 40% de pessoas positivadas. Ao todo, 545 pessoas estão com o vírus ativo e outros 304 casos são suspeitos.

Pacientes internados

Seguem em internação na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) 115 pessoas. No HRO são 23 moradores de Chapecó e 79 de outros municípios. Já no Hospital da Unimed são cinco pacientes de Chapecó e oito de outras cidades.

Na enfermaria, o número de pessoas de Chapecó internadas no HRO é de 24, enquanto 15 são de outros locais. Na Unimed são 12 de Chapecó e cinco de outras cidades.

Desde o início da pandemia já foram realizados 133.959 testes, dos quais 96.292 tiveram resultado negativo e 37.683 confirmados. Ao todo, 36.512 já estão recuperados.

Número de casos ativos cresce em Chapecó – Foto: Prefeitura de Chapecó/Reprodução/NDNúmero de casos ativos cresce em Chapecó – Foto: Prefeitura de Chapecó/Reprodução/ND

Vacinação

O município já vacinou 66.574 pessoas com a primeira dose e 23.811 com a segunda dose. Nesta semana foram recebidas as primeiras 1.170 doses da vacina da Pfizer contra a Covid-19. A entrega foi feita à Vigilância Epidemiológica de Chapecó na tarde desta terça-feira (8).

Conforme a Vigilância Epidemiológica, Chapecó já aplicou 89 mil doses da vacina contra a Covid-19 entre Coronavac/Butantan e Astrazeneca/Oxford.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Chapecó e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Saúde