Não, não é Florianópolis: estudo divulga qual o município que mais polui em SC

Ao contrário do que parecia plausível, Florianópolis não é o município mais poluidor, nem Joinville, que tem a maior densidade populacional

A organização Observatório do Clima divulgou um estudo inédito, de abrangência nacional, sobre as emissões de gases de efeito estufa nos municípios brasileiros. Chama atenção as condições em Santa Catarina, pois ao contrário do que parecia plausível, Florianópolis não é o município mais poluidor… nem Joinville, que tem a maior densidade populacional.

De acordo com os dados do Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa (SEEG), o município de Capivari de Baixo é o maior poluidor do Estado. Em segundo lugar desse ranking aparece Joinville, seguido por Florianópolis.

O estudo cobre o período de 2.000 a 2018, e avalia valores de emissão bruta no país relacionados aos setores de Agropecuária, Mudança do uso da Terra e Floresta, Energia e Resíduos. Isso de acordo com metodologia preconizada pelo IPCC (Intergovernmental Panel on Climate Change).

Se por um lado Capivari de Baixo é o vilão da história, por outro o município de José Boiteux apresentou a maior estimativa de remoção de CO2e (t) GWP-ARS. Significa que é o município que menos polui no Estado, devido principalmente pela manutenção de floresta secundária e de áreas protegidas.

No caso de Capivari de Baixo, o posicionamento no ranking se deve ao conjunto de termelétricas a carvão do complexo Jorge Lacerda.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.

+

Saúde