Navio que passou por Balneário Camboriú encerra quarentena

Navio Costa Fascinosa saiu do porto Santos para um minicruzeiro que deveria durar de 14 a 17 de março, mas precisou passar por quarentena

Após o período de 14 dias sem registros de novos casos ou suspeitas de Covid-19, o navio de cruzeiro Costa Fascinosa encerrou nesta quarta-feira (29) sua quarentena, que vigorou até domingo (26). O navio, que saiu do porto Santos para um minicruzeiro de três noites, em março, chegou a passar por Balneário Camboriú.

Navio passou por Balneário Camboriú, mas ninguém desembarcou – Foto: Divulgação/NDNavio passou por Balneário Camboriú, mas ninguém desembarcou – Foto: Divulgação/ND

Com isto, os tripulantes do navio estão liberados para desembarcar e voltar aos seus países de origem. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), contudo, destaca que a embarcação deverá permanecer por mais alguns dias no porto de Santos, para a repatriação dos tripulantes.

A expectativa é de que 230 pessoas sejam desembarcadas ao longo dos próximos dias pela empresa marítima.

Leia também:

O Costa Fascinosa tem 420 tripulantes a bordo, já considerando os 32 desembarques realizados na terça-feira (28). Caso a empresa faça a repatriação de 230 pessoas, ainda permanecerão a bordo 222 tripulantes.

Dos 32 tripulantes que já desembarcaram, quatro tiveram como destino a Europa, precisamente França, Grã Bretanha, Espanha e Romênia. Das 28 pessoas restantes, 27 são indonésios e um é italiano.

A Anvisa ressalta ainda que, antes dos desembarques, os tripulantes passam por uma última avaliação clínica, para verificar a presença de sintomas de Covid-19, por exemplo, febre e tosse.

A decisão de manter os tripulantes a bordo, fazer a repatriação ou deixar o porto de Santos com o restante da tripulação é da empresa marítima, já que o navio está liberado. No momento, não há previsão para que a embarcação deixe o Litoral brasileiro.

O agendamento ou fretamento de voos, assim como a logística de transporte para o aeroporto, é igualmente de responsabilidade da empresa marítima.

Passagem por Balneário Camboriú

O navio Costa Fascinosa saiu do porto Santos para um minicruzeiro que deveria durar de 14 a 17 de março, passando por Ilha Bela e Balneário Camboriú. Retornaria para Santos no dia 14.

Em Balneário Camboriú, não foi possível fazer escala. O prefeito Fabrício Oliveira determinou que ninguém iria desembarcar para evitar risco de contaminação pelo coronavírus.

Outros navios no porto de Santos

Atualmente, apenas um navio se encontra em quarentena na região do porto de Santos. Trata-se do navio de cargas Saldanha. A embarcação não registrou novos casos de Covid-19, mas permanece em quarentena até sexta-feira (1º), que é a data em que completa 14 dias, após um dos tripulantes da embarcação ter tido resultado positivo para Covid-19 em teste rápido.

Segundo a Anvisa, o tripulante está em bom estado de saúde e foi o único caso confirmado entre os 20 tripulantes da embarcação.

+

Saúde

Loading...