ND Explica: decreto prorroga restrições em SC; entenda como ficará a situação

Com a medida, publicada na noite desta sexta-feira (31), 209 cidades de Santa Catarina passam a ter restrições, englobando 83,5% da população catarinense

Antes mesmo de publicar um novo decreto, o governo do Estado de Santa Catarina anunciou, nesta sexta-feira (31), que serão prorrogadas as medidas de isolamento social. A medida amplia as restrições para o Alto Uruguai, Alto Vale do Itajaí e Planalto Norte.

Governo anunciou que emitirá decreto em que prorroga as restrições em SC – Foto: Arquivo/Flavio Tin/ND

Além da ampliação, o decreto também prorroga as medidas restritivas na Região Carbonífera, Grande Florianópolis, Foz do Rio Itajaí, Médio Vale do Itajaí, Nordeste e Região de Xanxerê.

No Extremo Oeste o nível é considerado alto. Já as regiões Alto Vale do Rio do Peixe e Serra Catarinense permanecem no nível grave. Laguna, como recuou do nível gravíssimo para grave, não terá prorrogação das medidas.  Com isso, 209 das 295 cidades de Santa Catarina tem restrições, englobando 83,5% da população catarinense.

Entenda os principais pontos anunciados pelo Governo do Estado:

Transporte Público

O documento que será publicado irá decretar suspensão do transporte coletivo urbano municipal e intermunicipal de passageiros a partir de segunda-feira (3). A medida valerá por mais sete dias – ou seja, até o dia 10 de agosto.

As regiões que já tinham essa suspensão, terão a medida renovada pelo mesmo período. As regiões do Alto Uruguai, Alto Vale do Itajaí e Planalto Norte também estão incluídas a partir da próxima segunda (3). 

Espaços públicos

A concentração e a permanência de pessoas em espaços públicos de uso coletivo, como parques, praças e praias, também ficam suspensas a partir deste sábado, 1º, por sete dias.

Comércio, indústria e serviços

De acordo com o governo do Estado, haverá conversas com o setor produtivo, indústria e comércio, e criará um novo regramento para garantir a testagem e afastamento dos colaboradores positivados.

+

Saúde