João Paulo Messer

Política, economia, bastidores e tudo que envolve o cotidiano e impacta na vida do cidadão de Criciúma e região.


Neurocirurgia de tumor cerebral em Criciúma com equipamento único na América Latina

Equipamentos estão disponíveis para uso em cirurgias pelo SUS no hospital São José de Criciúma

Utilizado nos maiores centros cirúrgicos do mundo o microscópio Kinevo 900, da fabricante Zeiss, agora também disponível no Hospital São José de Criciúma, foi inaugurado nesta semana em cirurgia de tumor cerebral. O procedimento contou ainda com a estreia de um outro equipamento igualmente de alta tecnologia, que é um neuro navegador. Ambos estão em fase de instalação e testes, mas já permitiram a primeira cirurgia feita com acompanhamento dos especialistas responsáveis pela instalação e calibragem.

A cirurgia foi realizada com acompanhamento e calibragem dos equipamentos. – Foto: Foto: Assessoria de Imprensa Hospital São José CriciúmaA cirurgia foi realizada com acompanhamento e calibragem dos equipamentos. – Foto: Foto: Assessoria de Imprensa Hospital São José Criciúma

O procedimento realizado nesta semana é de um tumor cerebral removido com sucesso.

O médico neurocirurgião chefe do serviço de neurocirurgia do Hospital São José de Criciúma, André Nesi, explica que o microscópio possibilita a visualização completa e precisa do campo cirúrgico em 3D. Isso facilita o acesso à área afetada, aumentando a segurança da cirurgia e diminuindo o tempo dela.

O médico não precisa mais fica com o olho acoplado ao microscópio.