Norte da Ilha tem nova farmácia pública ao lado da policlínica

Estrutura conta com novos equipamentos e mais estrutura para atender a população de Florianópolis; unidade atende média diária de 150 a 170 pacientes por dia

Muito procurado não apenas na temporada, mas para quem chega de fora para morar na capital catarinense, o Norte da Ilha é uma das regiões que mais cresce na cidade. Com praias lindas e de água mais quente do que as do Sul, a localidade tem ainda muita infraestrutura e baixos valores de aluguel como atrativos para esse aumento demográfico.

Farmácia pública conta com novos equipamentos e mais estrutura para atender os moradores Foto: Leonardo Sousa/PMF/Divulgação/NDFarmácia pública conta com novos equipamentos e mais estrutura para atender os moradores Foto: Leonardo Sousa/PMF/Divulgação/ND

Segundo o último senso do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística),  o Norte, composto por seis distritos (Santo Antônio de Lisboa, Ratones, Canasvieiras, São João do Rio Vermelho, Ingleses do Rio Vermelho, e Cachoeira do Bom Jesus), é a segunda área mais ocupada da Ilha de Santa Catarina, atrás apenas da região central.

Para atender esse aumento na população local, o município oferece, desde o último dia 18, uma nova farmácia pública ao lado da policlínica Norte. O espaço conta com novos equipamentos e mais estrutura para atender os moradores.

Edilson Ricardo Buhl, 54 anos, morador do Santinho, utilizou a nova estrutura nesta terça-feira (26) e aprova as mudanças. “Antes a farmácia antes ficava no terceiro andar, então era mais complicado, agora fica no térreo, o que melhorou bastante a acessibilidade. O atendimento também foi dez, sensacional”, afirma.

Ampliação do espaço

A farmácia pública fica localizada na rua Francisco Faustino Martins, entre as rodovias SC-401 e SC-403 na Vargem Grande, ao lado da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Norte.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o espaço fora da unidade possibilita que os pacientes não precisem ter contato com quem espera para ser atendido na policlínica. O local ampliado passa da área anterior de 48,89 m² para 70,67 m² atualmente.

Novos aparelhos de ar-condicionado também foram instalados na farmácia que atua com média diária de 150 a 170 pacientes por dia. A população que acessa o espaço encontra medicamentos controlados e antirretrovirais prescritos pelas equipes de saúde.

Policlínica revitalizada

No último ano a UPA Norte foi totalmente reformada e ampliada.  A estrutura foi reaberta no final de semana dos dias 31 de outubro e 1º de novembro de 2020 e passou de 914, 42 m² para 1.422,06 m², onde estão quatro leitos adultos para emergências, um leito infantil para emergência, nove leitos adultos para observação, sete leitos infantis para observação, seis consultórios médicos, consultório odontológico, sala de serviço social, sala de sutura e curativo, dois consultórios de acolhimento, sala de raio-x, de coletas de exames, e dez poltronas de aplicação de medicamentos.

Conforme determina a Lei Municipal nº 10.199, de 27 de março de 2017, a Prefeitura Municipal de Florianópolis informa que a produção deste conteúdo não teve custo, e sua veiculação custou R$2.000,00 reais neste portal.

Acesse e receba notícias da Grande Florianópolis pelo WhatsApp do ND+

Entre no grupo

+

Prefeitura de Florianópolis