Novas doses da vacina contra Covid-19 chegam em Santa Catarina

Estado recebeu mais 47,5 mil doses do imunizante da Oxford/AstraZeneca; distribuição aos municípios acontece nesta segunda-feira (25)

Chegaram na manhã deste domingo (24) mais 47,5 mil doses de vacinas contra a Covid-19 em Santa Catarina. O imunizante é da parceria Oxford/AstraZeneca e foi produzido na Índia.

Vacinas chegaram em Florianópolis por volta das 8h44 – Foto: Cristiano Rigo Dalcin/NDVacinas chegaram em Florianópolis por volta das 8h44 – Foto: Cristiano Rigo Dalcin/ND

O avião, que transportava as doses, pousou por volta 8h45 no Floripa Airport, na Capital catarinense. O secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, acompanhou o recebimento das doses ao lado do superintendente do Ministério da Saúde em Santa Catarina, Rogério Ribeiro.

“A chegada das vacinas é mais uma esperança no combate à pandemia, lembrando a todos que ela continua. Não é a chegada da vacina que autoriza diminuir o nosso próprio enfrentamento, com regras sanitárias claras e mantendo o distanciamento”, destaca o secretário.

Secretário de Saúde acompanha chegada das vacinas em Santa Catarina – Foto: Nicolas Horácio/NDSecretário de Saúde acompanha chegada das vacinas em Santa Catarina – Foto: Nicolas Horácio/ND

Distribuição aos municípios deve ocorrer nesta segunda

Após a chegada, por volta das 9h15, elas foram transportadas para o almoxarifado da Dive (Diretoria de Vigilância Epidemiológica), em São José. A distribuição para os municípios deve ocorrer na segunda-feira (25).

Motta afirma que toda a logística está pronta e deve seguir os mesmos parâmetros da distribuição da Coronavac – por terra e por via aérea. Ainda não foram divulgadas quantas doses cada cidade irá receber da Oxford/AstraZeneca.

Mesmo com a nova remessa, o secretário salienta que ainda não é o suficiente para garantir a cobertura vacinal da primeira fase do plano de imunização.

“Nós estamos recebendo na próxima semana mais um quantitativo da Coronavac e esperamos, com essas três remessas, que a gente consiga garantir a meta da primeira fase”, diz. A expectativa é de que o Estado receba entre 100 a 120 mil doses do imunizante do Butantan.

Esta é a segunda remessa de vacinas contra a doença que chega ao Estado. Na segunda-feira (18), outras 144 mil doses da Coronavac, produzida em parceria com o Butantan, chegaram em Santa Catarina.

*Com informações dos repórteres Cristiano Rigo Dalcin e Nícolas Horácio

Acesse e receba notícias da Grande Florianópolis pelo WhatsApp do ND+

Entre no grupo
+

Saúde