Nove pessoas vacinadas com a 2ª dose estão na UTI Covid em Chapecó

Entre os pacientes, internados no hospital público, três são moradores de Chapecó; infectologista alerta para os cuidados mesmo após a imunização

Das 100 pessoas internadas na UTI Covid do HRO (Hospital Regional do Oeste) em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, nove já receberam a segunda dose da vacina contra o vírus. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do hospital na tarde desta sexta-feira (11).

UTI CovidAo todo, 100 pessoas estão internadas na UTI Covid do HRO- Foto: Prefeitura de Chapecó/Reprodução/ND

Os pacientes são seis homens e três mulheres, com idades que variam entre 65 e 88 anos. Entre eles, segundo o hospital, duas mulheres e um homem moram em Chapecó, os outros seis são de outros municípios, visto que a unidade de saúde é referência no atendimento de pacientes com a Covid-19 na região Oeste do Estado.

No Hospital da Unimed, 13 pacientes estão internados na UTI Covid. Entre eles, seis são de Chapecó e sete de outras cidades. Porém, não há informação se algum dos pacientes já foi vacinado contra o vírus.

Mais cedo, durante a inauguração da segunda unidade móvel de atendimento e testagem, o prefeito João Rodrigues (PSD), informou que o número era de quatro pacientes que já receberam a 2ª dose da vacina internados na UTI.

“Supostamente tinham imunidade e não tiveram. A vacina é necessária, é importante, precisa ser feita. Além disso, todos os cuidados também são necessários. Não descuide da máscara e da aglomeração”, alertou o prefeito.

Em Chapecó, das 69.677 pessoas que já foram vacinadas, 23.970 já tomaram a segunda dose necessária.

Infectologista explica

O médico infectologista e membro da Sociedade Catarinense de Infectologia, Antônio Augusto Mazzei de Santana, explicou que as vacinas contra a Covid-19 foram desenvolvidas com o objetivo de reduzir a mortalidade e as taxas de internação em UTI.

“Porém, mesmo com as duas doses da vacina, a chance que uma pessoa tem de contrair o vírus é semelhante a de quem não tomou o imunizante”.

Segundo ele, nenhuma vacina, de nenhuma doença, tem 100% de eficácia. “Mesmo que a população toda esteja vacinada haverão pessoas que não desenvolverão anticorpos de proteção contra a doença. A imunização existe pensando em reduzir a circulação do vírus na população”, salientou.

Santana acrescentou, ainda, que a vacina tem um conjunto de substâncias presentes no vírus que vão estimular o sistema imunológico e, às vezes, esse estímulo não será o suficiente para que a pessoa não contraia a doença.

Número de mortes sobe

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou, na manhã desta sexta-feira (11), a morte de mais três pessoas. As vítimas foram dois homens, um de 89 e outro de 49 anos que morreram na quinta (10); e uma mulher de 52 anos que morreu nesta sexta-feira. Todos estavam internados no HRO.

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, o paciente de 49 anos já havia tomado uma dose da vacina contra o coronavírus. E, o paciente de 89 anos tinha comorbidade.

Com mais três óbitos, o número de mortes pela doença chegou a 631 na maior cidade do Oeste de Santa Catarina. De domingo (4) a essa sexta-feira foram registradas nove mortes na cidade.

O município totaliza 549 casos ativos de coronavírus e 254 pacientes com suspeita de infecção pela doença. Além disso, 165 pessoas estão internadas, sendo que 113 estão na UTI.

Vacinação

Mesmo com o crescimento do número de mortes, o município está com a vacinação acelerada. Neste sábado (12) haverá vacinação para pessoas com 50 anos ou mais. O agendamento deve ser feito no site da prefeitura.

Os horários da imunização serão das 8h às 11h e, das 13h às 16h, no Centro Estratégico de Vacinação (Centro de Eventos) e os postos de saúde do bairro Santa Maria, Bela Vista, Efapi, Cristo Rei, Santo Antônio e Jardim América, Saic, Norte, Oeste, Leste e Seminário.

Os documentos necessários são RG, CPF, carteira do posto de saúde de Chapecó e Cartão Nacional do SUS.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Chapecó e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Saúde