Novembro Azul: Como os exercícios físicos ajudam na prevenção e tratamento do câncer

Hora de refletir sobre a importância das atividades físicas na qualidade de vida e prevenção de doenças nos homens

Exercícios físicos podem ajudar a evitar e curar o câncer – Foto: Divulgação

O mês de novembro é um período simbólico para os homens e outubro, o mês de prevenção ao câncer de mama para as mulheres. Nesses períodos, a ideia é conscientizar a sociedade sobre problemas que podem ser causados pelo descaso e a falta de conhecimento dessa doença que é avassaladora, e chega de maneira discreta e muitas vezes, sem sintomas aparentes.

O objetivo do Novembro Azul é promover uma mudança de paradigma em relação à ida dos homens ao médico. Com o intuito de esclarecer melhor os homens sobre a doença, a iniciativa surgiu na Austrália em 2003 e se expandiu mundialmente. Já no Brasil, chegou em 2008 pelo Instituto Lado a Lado, juntamente com a Sociedade Brasileira de Urologia, com ações de saúde voltadas ao homem.

Atualmente, a população está focada na pandemia, mas não podemos esquecer que o câncer é também uma doença que deixa muitas sequelas e que, quando não é diagnosticada a tempo, pode levar a pessoa à morte.

Exercícios físicos para evitar o câncer

 Foi estimado que cerca de 20% dos casos de câncer estão ligados ao excesso de peso e o sedentarismo. A partir desta constatação, diversos estudos identificaram que a prática de exercícios físicos isoladamente reduz em até 25% a chance de desenvolver câncer.

“Claro que cada caso é um caso, mas sabemos que toda a atividade física, independentemente da sua situação, melhora sua condição, acelera seus batimentos, libera os hormônios bons, aumenta sua imunidade e fortalece seu organismo contra doenças oportunistas”, diz o proprietário do Studio Bella Forma, Murilo Silva.

A atividade física e o câncer de próstata estão relacionados quando se trata de prevenção.

“Ela é uma das melhores opções para prevenir diversas doenças e é um dos hábitos de vida mais importante para ter uma vida longa e saudável, mas temos que ter a ideia que não há poupança em relação aos exercícios. Eles só são benéficos enquanto praticados e executados regularmente, pois o indivíduo deve-se manter ativo e jamais deixar e fazer os exames periódicos”, ressalta Murilo.

De olho na prevenção do câncer

Explica Murilo Silva que os exercícios constantes promovem controle do peso e desestimulam vícios como tabagismo e etilismo, melhoram o comportamento psicoemocional por meio de liberação das endorfinas, diminuem processos de inflamação celular e estimulam os processos de reparação celular e a função imunológica.

“Entretanto, sabemos que a melhor prevenção contra o câncer ainda está associada a uma dieta balanceada e visitas regulares ao urologista”, afirma Murilo.

Exercícios aliados ao tratamento

A equipe de profissionais do Studio Bella Forma procura utilizar a atividade física com pacientes desenvolvendo uma ferramenta de intervenção terapêutica no câncer, mesmo que sejam 15 minutos diários de caminhada, corrida, ciclismo, funcional, exercícios aeróbicos.

“Por isso, a atividade física e o câncer de próstata devem relacionar-se de maneira segura, sem comprometer ainda mais a saúde do paciente”, pondera o proprietário do Studio Bella Forma.

“Contudo, antes de se exercitar, o paciente precisa ter a liberação médica. Atividades vigorosas, mas de intensidade moderada podem ser especialmente benéficas para o câncer de próstata, assim como para a saúde em geral, com a frequência de duas a três vezes por semana a realização de exercícios regulares e sistematicamente, com controle do esforço e tempo adaptados a condição física do individuo com câncer, aumentando sua sobrevida”, diz Silva.

 Mesmo com câncer, o paciente pode ser ativo

Segundo a responsável técnica do Studio Bella Forma, Lays Matias, a prática regular de exercícios durante o tratamento de pessoas com câncer traz uma série de benefícios ao paciente. Veja alguns:

  • Mantém a capacidade física
  • Melhora o equilíbrio
  • Evita o atrofiamento dos músculos
  • Diminui o risco de quedas, ossos quebrados
  • Melhora fluxo sanguíneo
  • Diminui o risco de depressão
  • Melhora resistência a metástases
  • Diminui náuseas
  • Diminui riscos de doença cardíaca
  • Melhora humor, entre outros benefícios.

“Então, não podemos deixar de nos manter ativos, a saúde depende de uma atitude nossa, portanto o exercício é anti-inflamatório e sabendo que o câncer é inflamatório, sem os exercícios, ele pode retornar e reduzir a possibilidade de sobrevivência”, alerta Lays.

“Só fica parado quem quer”

“Para nossos profissionais de educação física, toda patologia precisa de uma atenção, acompanhamento adequado e exercícios específicos para que o resultado seja alcançado. O bem-estar depende da escolha correta, execução e elaboração dos exercícios, buscando melhor rendimento e aproveitamento. Seja o que for, só fica parado quem quer”, comenta Murilo Silva.

“No Studio Bella Forma, todo o paciente ou aluno tem a atenção que precisa e merece, procuramos fazer o nosso melhor, oferecer um atendimento de qualidade, diferenciado e dinâmico, buscando o resultado através do conhecimento e da elaboração de treinos pertinentes à recuperação do aluno. Assim, trabalhamos, concretizamos e realizamos sonhos e desejos. Seja qual for sua pretensão, aqui no Studio Bella Forma nós potencializamos seu treino, alcançamos seu objetivo e lapidamos seu shape”, garante o empresário.

Studio Bella Forma

WhatsApp – (48) 9 8451-6314

Instagram – @studiobellaforma

Facebook – @s.bellaforma

+

Saúde Mais