Números e ações mostram esforço conjunto para atender a população na pandemia

Veja as ações em Blumenau que mostram o enfrentamento à pandemia desde 2020

Blumenau reúne esforços no combate à pandemia – Foto: Divulgação/PMBBlumenau reúne esforços no combate à pandemia – Foto: Divulgação/PMB

O município de Blumenau vem fazendo um esforço de guerra para o enfrentamento da pandemia de Coronavírus e mostra os números. Um ponto de ação presencial que mostra esta organização é o Parque Vila Germânica, hoje, local de referência para preservar a vida, saúde e bem-estar de seus 361 mil habitantes.

O espaço gigantesco da Vila abriga, no Setor 3, o Ambulatório Referência para Casos Suspeitos de Covid-19. O objetivo é garantir que o diagnóstico seja feito sem que haja a necessidade de buscar os pronto-socorros, especialmente nos Hospitais Santo Antônio e Santa Isabel, onde o atendimento é priorizado para situações mais graves.

O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 7h à meia-noite na Vila Germânica, no AG Fortaleza (anexo ao Hospital Universitário da Furb), AG Velha, AG Itoupava e AG Garcia.

Já no AG Escola Agrícola, o Atendimento Rápido Covid-19 funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h. Aos finais de semana, o Ambulatório da Vila Germânica, e os AGs Velha, Itoupava e Garcia atendem das 7h às 19h.

A orientação é para que casos suspeitos de Coronavírus, que apresentem coriza, tosse, febre com calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, falta de paladar ou olfato procurem atendimento médico nas unidades que descentralizam o serviço.

Confira onde buscar atendimento:

Segunda a sexta-feira – 7h às 24h:

Ambulatório Vila Germânica – Setor 3
AG Fortaleza (Anexo ao Hospital Universitário da Furb)
AG Velha
AG Itoupava
AG Garcia

Segunda a sexta, das 7h às 21h:

AG Escola Agrícola

Sábados e domingos, das 7h às 19h:

Ambulatório Vila Germânica – Setor 3
AG Velha
AG Itoupava
AG Garcia

Fique atento aos endereços

  •  Ambulatório Geral Haroldo Bachmann – AG Velha
    Rua José Reuter, 125 – Velha Central – Tel.: (47) 3381.6249
  • Ambulatório Geral Marilene G. de Aguiar – AG Escola Agrícola  – Rua Norberto Seara Heusi, 477 – Escola Agrícola – Tel.: (47) 3381.6267 | 3381.6268
  • Ambulatório Geral Irmã Marta E. Kunzmann – AG Garcia – Rua Progresso, 141 – Progresso – Tel.: (47) 3381.7593 | 3381.7595
  • Ambulatório Geral Mário Jorge Vieira – AG Fortaleza – Rua Samuel Morse, 768 – Fortaleza Alta (HU da FURB) – Tel.: (47) 3702-656
  • Ambulatório Geral Guilherme Jensen – AG Itoupava – Rua Dr. Pedro Zimmermann, 8.544 – Itoupava Central – Tel.: (47) 3381.6700 | 3381.6701 (recepção)

Alô Saúde

Em Blumenau, os moradores podem buscar orientações sobre a pandemia de Coronavírus sem a necessidade de sair de casa. As dúvidas podem ser esclarecidas por meio do Alô Saúde, que atende a população pelo telefone 156 (opção 2). O canal está disponível das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Nos últimos meses o serviço registrou aumento de atendimentos. Em janeiro deste ano o Alô Saúde atendeu 460 ligações no mês. Em fevereiro, com o inicio da Campanha Nacional de Vacinação contra o Coronavírus, os atendentes passaram a auxiliar a população no agendamento da vacina.

O número de solicitações atendidas pelo Alô Saúde aumentou para 11 mil ligações. Já no mês de março, com ampliação do público alvo o sistema registrou mais de 32 mil atendimentos.

Além de agendar vacina para aplicação na Central de Vacinação, as principais demandas do serviço tem sido solicitação da vacina contra a Covid-19 para pessoas acamadas e ainda, muitas consultas clínicas com relação aos sintomas de Covid-19.

Atendimento Psicológico Online

Durante a pandemia a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) passou a oferecer atendimento psicológico on-line à população.

Atendimento psicológico online – Foto: DivulgaçãoAtendimento psicológico online – Foto: Divulgação

Até o dia 31 de março deste ano, mais de 240 pessoas procuraram o serviço que possibilita o acompanhamento daquelas pessoas que estejam apresentando situações emocionais relacionadas a saúde mental.

Os meses de julho e agosto do ano passado somam 127 atendimentos – período de maior procura pelo serviço. Entre as principais dificuldades apresentadas pelos pacientes estão ansiedade, tristeza, solidão e dificuldade de adaptação na pandemia.

Situações como a perda do emprego, perda de um ente querido e problemas de relacionamento com familiares durante pandemia também fazem parte dos relatos.

Os psicólogos da secretaria prestam o serviço de acordo com os preceitos éticos da psicologia. O município conta com sete profissionais que atendem em escala, com foco no atendimento de agravos a saúde mental decorrentes da pandemia.

O atendimento psicológico acontece pelo link med.lectorlive.com/semus. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 18h.

Veja os números de Blumenau no enfrentamento da Covid-19:

  • 33.750 testes Anticorpo, que usa o sangue do paciente;
  • Mais de 76 mil testes Antígeno adquiridos;
  • 31 mil exames para testes RT-PCR;
  • Foram adquiridos mais de 530 mil EPIs e aproximadamente 36 mil unidades de álcool 70% líquido ou em gel;
  • Aquisição e distribuição de 150 mil máscaras de tecido e 413 mil descartáveis;
  • O município investiu R$ 11,2 milhões em recursos próprios;
  • Investimentos de R$ 1,5 milhão da Câmara de Vereadores;
  • O Estado enviou 51 equipamentos para as UTIs dos hospitais Santa Isabel e Santo Antônio.

Prefeitura de Blumenau

Praça Victor Konder, 2 – Centro – CEP 89010-904 – Blumenau/SC – Brasil
Horário de atendimento da Prefeitura: 8h às 12h e das 13h30 às 17h30
Horário de atendimento da Praça do Cidadão: 8h às 17h
Telefone: (47) 3381-6000

+

Prefeitura de Blumenau

Loading...