O poder da harmonização orofacial na odontologia

Além dos dentes saudáveis, fique com traços perfeitos em toda a face e melhore sua autoestima com o trabalho de harmonização

Antes e depois de um procedimento de rinomodelação – Foto: Divulgação/BianchiniAntes e depois de um procedimento de rinomodelação – Foto: Divulgação/Bianchini

A Harmonização Orofacial chegou como grande aliada da Odontologia. É inegável a relação do sorriso com o restante da face, que deve ter todos os seus elementos em equilíbrio para que saúde e estética sejam mantidas ou restabelecidas.

Análises criteriosas dos dentes, desde seu formato, cor, oclusão das arcadas e deles com toda a face são imprescindíveis para a compreensão da estética facial. São retas, ângulos e curvas, que, relacionando-se entre si, resultam na tão buscada beleza.

“Dispomos de um leque de procedimentos quando o assunto é harmonização facial! Desde a já conhecida toxina botulínica, até preenchimentos com ácido hialurônico, passando pelos bioestimuladores de colágeno e fios faciais, dentre vários outros”, diz a Dra. Evelyn Rotolo de Vasconcelos, que trabalha com ortodontia e harmonização orofacial na Clínica Bianchini Odontologia.

“A toxina botulínica é uma ferramenta versátil, com a qual podemos prevenir as linhas na face em seu terço superior, médio e inferior, diminuir o nível de exposição gengival exagerada no sorriso, equilibrar paralisias faciais e diminuir a força dos músculos da mastigação quando há um aumento desta, devido ao apertamento dentário, conhecido como bruxismo. Aí ela trabalha como auxiliar das placas oclusais, diminuindo os sintomas causados por esse problema”, afirma Dra. Evelyn.

Colágeno, devolvendo hidratação, definição e volume

Já os bioestimuladores de colágeno atuam fazendo com que a própria pele produza mais dessa importante substância que vamos perdendo ao longo dos anos e com isso, se torna mais flácida e sem brilho. Esses materiais induzem à formação do colágeno deixando a face em melhores condições para receber outros tratamentos como, por exemplo, os preenchedores a base de ácido hialurônico.

“Eles, por sua vez, têm a função de estruturar a face em suas camadas mais profundas, já tratando sinais do envelhecimento como a reabsorção óssea e perda da camada profunda de gordura facial, o que provoca a ptose, ou seja, a queda dos tecidos e modificação do formato do rosto pela falta de sustentação”, explica.

“Além disso, podemos utilizá-los preenchendo camadas mais superficiais da pele, como no preenchimento labial, que na realidade é uma escultura, pois devolvemos hidratação, definição e volume e quando necessário, corrigimos desproporções na vista frontal e de perfil, além de diminuirmos os efeitos do envelhecimento que recaem muito sobre o terço inferior do rosto. A escultura labial tem grande poder de rejuvenescimento!”, reforça Dra. Evelyn.

Preenchimento labial é feito em camadas mais superficiais da pele – Foto: Divulgação/BianchiniPreenchimento labial é feito em camadas mais superficiais da pele – Foto: Divulgação/Bianchini

Nariz perfeito, mandíbula definida, sem olheiras!

O perfil facial também pode ser muito beneficiado com o ácido hialurônico, através da rinomodelação. O nariz sofre modificações importantes após o crescimento e posteriormente, no processo de envelhecimento, e alguns desses efeitos podem ser melhorados. O queixo retraído, falta de definição mandibular e da região das maçãs do rosto também podem ser trabalhados e muito evidenciados com os preenchimentos, bem como olheiras pode ser diminuídas.

“As técnicas de harmonização orofacial vão muito além das que citei acima, podendo ser trabalhadas isoladamente ou em conjunto, dependendo da necessidade de cada paciente. O importante é que sejam trabalhados os dentes, a oclusão e o restante da face, estando sempre a saúde em primeiro lugar e como consequência a estética, mesmo que a busca inicial seja por ela!”, orienta Dra. Evelyn Rotolo de Vasconcelos, da equipe Bianchini Odontologia.

 BIANCHINI ODONTOLOGIA

  • Dra. Evelyn Rotolo de Vasconcelos CRO/SC 3835
  • Av. Trompowsky – 291 – Edifício Trompowsky Corporate – Torre 1 – Sala 103.
  • Centro – Florianópolis/SC

 Entre em contato

+

Saúde Mais

Loading...