O poder das mulheres na Educação Física

Empoderamento feminino, valorização e igualdade profissional são palavras que definem o Studio Bella Forma

Murilo Silva, sua mulher Débora e a equipe do Studio Bella Forma – Foto: DivulgaçãoMurilo Silva, sua mulher Débora e a equipe do Studio Bella Forma – Foto: Divulgação

O Empoderamento da mulher é um desafio no processo de mudança da atual situação social e econômica. Várias organizações vêm apontando a necessidade de políticas de fortalecimento da condição feminina, diante do quadro ainda hoje pouco favorecedor da participação das mulheres nos diferentes cenários.

A partir dessas reflexões, o trabalho da mulher tem como objetivo apresentar vários aspectos dentro do esporte, apontando alguns desafios emergentes para as políticas de fortalecimento do esporte voltado para os treinamentos ministrados pelas profissionais de educação física feminina.

Graças à luta de mulheres fortes e destemidas, conhecidas ou anônimas, o termo Empoderamento Feminino ganha cada vez mais visibilidade e importância. A luta pela igualdade de direitos, pelo reconhecimento e liberdade já fez mudanças históricas pelo mundo e deixa cada vez mais evidente que mulher pode sim e pode tudo o que ela quiser.

 “Orgulhe-se de quem você é”

A proprietária do Studio Bella Forma, Débora C. Braz, comenta que o “Empoderamento vai além de classes, gênero, raças, orientação sexual ou profissão. O ser humano que quer se empoderar, pode, porém, precisa conhecer a si próprio, preencher-se de conhecimento e se orgulhar de quem ele é”, diz.

“O papel da mulher, basicamente, se refere a dar poder para outras mulheres e cada uma assumir seu poder individual. Com isso, há crescimento e fortalecimento de todas na sociedade”, segue a empreendedora.

Para Débora, este é um processo que tem mais valor porque contribui para diluir a ideia de que nascemos com os mesmos direitos e deveres e não como rivais.

“É um exercício diário que precisamos entender e admitir de que precisamos compartilhar não só o prazer como também o lazer, profissão e tarefas”, afirma Débora.

Conquistando espaço de fala e de trabalho

Muito se fala sobre empoderamento hoje em dia, mas como é difícil encontrar uma definição para essa palavra mágica. Por vir do inglês empowerment, a tradução seria dar poder, que rima facilmente com enaltecer.

“Empoderamento é sim uma palavra muito difícil de tecer um significado exclusivo. É muito mais fácil dizer que é uma representatividade, colaboração ou reconhecimento, uma soma que resulta no empoderar. É enaltecer, colocar uma mulher no degrau de cima, contribuindo para que conquiste seus espaços, seja de fala ou de trabalho”, define a empresária.

A mulher na Educação Física

“Dentro da educação física a mulher pouco é reconhecida ou valorizada”, opina Débora. São poucas as que conseguem se sobressair e se manter no mesmo nível que os homens, mais não se enganem, pois a mulher está cada vez mais conquistando seu espaço e mostrando a sua capacidade e igualdade, se tornando mais competitiva e na maioria das vezes até se sobressaindo aos homens, que já não são mais os que detém o poder ou sabedoria absoluta”, defende.

“Nos dias atuais não nos surpreendemos mais com as novas profissões e profissionais que estão surgindo, e com as mudanças surgem novas oportunidades, novos desafios, e o Studio Bella Forma é protagonista, com um papel bem interessante nessa trajetória, pois foi lá em 2013 que uma mulher disposta a vencer teve a ideia de montar esse negócio, apostando no seu potencial e mostrando que é possível empreender, basta ter vontade, dedicação e objetivo”, lembra a empreendedora.

Mesmo com desafios, negócio segue dando certo

Débora avalia: “O negócio deu e está dando certo. Sabemos que 2020 está sendo um ano desafiador em todas as áreas e não podemos nos deixar abalar com tudo que está acontecendo. Pelo contrário, apostamos e investimos nas pessoas que dão a vida, cuidam, protegem, logo não poderíamos ter feito uma escolha melhor”, diz.

“Seja ela mãe, esposa, filha, mas todas nascem e crescem com um propósito, nos guiar pelas estradas da vida, nos direcionando, educando, nos fazendo entender que tudo na vida pode, só depende de você. Nos dias atuais, já estamos vendo a mudança acontecer, a mulher tomando lugares que até ontem só tínhamos homens, e isso é bom, pois mostra que todos somos iguais”, defende a empresária.

“Claro que não poderia deixar de mencionar que a mulher tem uma visão mais humana, mais coletiva, pois além de se tornar uma profissional, sempre foi a responsável por diversas tarefas em seus lares, e com isso acabam se tornando mais proativas e assumindo cargos que antes só cabiam aos homens”, diz.

Uma equipe completa de mulheres

As mulheres do Studio Bella Forma – Foto: DivulgaçãoAs mulheres do Studio Bella Forma – Foto: Divulgação

Pensando nesse contexto e apostando na capacidade e qualidade que a mulher tem em poder agregar, o Studio Bella Forma formou uma equipe completa de mulheres, sendo Débora, a proprietária, ao lado do marido Murilo Silva, e as mulheres da recepção, personais, estagiárias, e da limpeza, reafirmando o valor da mulher e mostrando que cada uma pode trilhar seu próprio caminho da maneira como quiser, sem discriminação ou preconceito.

“Na maioria das organizações ou empresas as mulheres são a minoria, mas aqui temos uma situação oposta e até inusitada, no  meio de tantas mulheres não poderíamos deixar ou sermos injustos, temos uma figura masculina sim, Murilo Silva que administra o local com a ajuda dessas mulheres incríveis e guerreiras que não medem esforços para que tudo saia de acordo com o que oferecemos”, elogia Débora.

Um espaço de qualidade para as práticas

Murilo Silva e a mulher e sócia, Débora C. Braz – Foto: DivulgaçãoMurilo Silva e a mulher e sócia, Débora C. Braz – Foto: Divulgação

O Studio Bella Forma já é conhecido pelo atendimento personalizado de qualidade, focando e transformando sonhos em realidade, dando aos clientes um resultado rápido e objetivo. “Se você não aprender, além do que já domina, você nunca irá crescer”, diz Murilo.

Murilo diz ainda que no Studio Bella Forma procuramos nos doar, nos entregar e cumprir com os ensinamentos que aprendemos durante todo o curso, seguindo sempre as diretrizes básicas que nossos profissionais mencionam abaixo que fazem toda diferença. Para ele, todo profissional de Educação Física deve agir de acordo com seu perfil, pois nem todos podem atuar em todas as vertentes da profissão.

A profissional de Educação Física Tuanny Reis também faz uma reflexão sobre a questão da qualidade. “Será necessário encontrar o ambiente que realmente fará de você um profissional feliz e bem-sucedido. Alguns tornam-se professores de Educação Física em escolas profissionais, outros atuam em academias, outros ainda se tornam personal trainers, há ainda os que se dedicam a uma modalidade específica”, afirma.

“O ideal é você encontrar a vertente que mais tem “a sua cara” e vá em frente, estude e se atualize sempre, pois o mundo está em constante mudança e temos que acompanhar e se adaptar as mudanças”, diz Tuanny.

Mais do que um mero treinador

Para Lays Matias, a Rainha do Carnaval de Florianópolis 2020, que trabalha no Studio Bella Forma, ser mais que um mero treinador é uma qualidade muito importante. “O personal trainer se torna, de certa forma, amigo e psicólogo dos seus alunos, um bom ouvinte e algumas vezes, um conselheiro, pois muitas pessoas procuram com quem desabafar”, diz Lays.

“É importante construir relações de confiança e respeito. O aluno precisa sentir-se confortável e livre para conversar com ele sempre que precisar. Muitas vezes, a mudança que ele tanto deseja precisa ocorrer de dentro para fora, e o Personal Trainer também precisa ajudar, de certa forma, nessa externalização”, pontua Lays Matias.

Atitudes que reforçam a qualidade

Bianca Souza, também da equipe do Studio Bella Forma afirma que ter um bom conhecimento da área é fundamental e essencial. “Não estamos falando em palavras rebuscadas, mas sim em expressar-se bem. Falar de forma clara e transparente e com propriedade”, afirma Bianca. “Manter uma boa postura, atitudes que ajudam a reforçar a sua imagem profissional. Além disso, você deve ser exemplo, adotando hábitos saudáveis”, reforça.

No Studio Bella Forma você não tem razão para ficar desconfortável no momento em que estiver executando um movimento ou exercício. Temos um ambiente adequado e bem equipado para suprir sua necessidade e deixar você aluna (o) bem à vontade sem a aqueles olhares desagradáveis.

Bora lá treinar, aqui você alcança, aqui você se pode, atendimento diferenciado, de qualidade e 100% Feminino /Personal/Mudança/Satisfação, tudo num só lugar Studio Bella Forma.

  • O primeiro passo depende de você.
  • Quanto aos demais, deixe com a gente!

+

Saúde Mais