O que dizem as 4 cidades do Norte de SC que teriam aplicado vacina da Covid vencida

Joinville, São Francisco do Sul, Barra Velha e Garuva esclareceram o que houve com relação à suspeita de aplicação de doses vencidas

Os quatro municípios do Norte catarinense – São Francisco do Sul, Joinville, Barra Velha e Garuva – que teriam aplicado vacina contra Covid-19 vencida  já se manifestaram. Teriam sido doses da Astrazeneca, segundo dados que constam nos registros oficiais do Ministério da Saúde.

vacina contra covidVacina da Oxford/Astrazeneca contra a Covid-19. – Foto: Pixabay/Divulgação ND

Dois deles – Barra Velha e Garuva – detectaram erros de digitação e garantem que nenhuma vacina vencida foi aplicada. Joinville informou que está fazendo um levantamento das pessoas imunizadas com as referidas doses e vai buscar orientação junto ao Ministério da Saúde sobre como proceder.

Já São Francisco do Sul aguarda um esclarecimento da Secretaria de Estado da Saúde já que recebeu as vacinas do Estado. O município do Litoral Norte, no entanto, garante que nenhuma vacina aplicada estava vencida.

Cidades, unidades onde teriam sido aplicadas e o número de doses

  • São Francisco do Sul (Unidade Básica da Saúde da Família ESF Vila da Glória): 142 doses
  • Joinville (SAE Unidade Sanitária):5 doses
  • Garuva (4 UBSF Georgia Paula e 1 Centro): 5  doses
  • Barra Velha (UBSF Quinta dos Açorianos): 4 doses

No Estado, 49 cidades teriam aplicado 653 doses vencidas. Os imunizantes vencidos teriam sido aplicados até o dia 19 de junho, em 1.532 municípios brasileiros. Em todo o País, seriam 25.935 doses, de oito lotes da Astrazeneca fora da validade.

O que dizem as Prefeituras:

Joinville: está realizando o levantamento das pessoas imunizadas com as referidas doses e vai buscar orientação junto ao Ministério da Saúde sobre o procedimento a ser seguido neste caso.

Garuva: a prefeitura de Garuva garantiu que sequer recebeu o lote 4120Z001, citado em reportagem da Folha de São Paulo na tarde desta sexta-feira, 2. A reportagem publicada afirma terem sido aplicadas cinco doses de lotes vencidos em pessoas do município.

“Trata-de, na verdade, de erro cometido por profissionais das Unidades de Saúde responsáveis pelo registro das vacinações, que selecionaram um lote que não havia na Unidade. Quanto ao lote CTMAV505, as doses foram todas aplicadas antes do vencimento da vacina, ou seja, antes do dia 31 de maio”, esclareceu.

A prefeitura reiterou, ainda, que os profissionais de saúde conferem os lotes e o vencimento de cada uma das ampolas abertas para aplicação.

“Em nenhum momento,  foi aplicada uma dose vencida no município. As pessoas que tiveram as doses registradas no sistema com os lotes vencidos já foram contatadas pela Secretaria de Saúde. A caderneta de vacinação destas pessoas foi verificada, constatando que realmente a vacina aplicada não pertence aos lotes vencidos”, finaliza a nota encaminhada pelo município de Garuva.

São Francisco do Sul: informou que está aguardando um esclarecimento da Secretaria de Estado da Saúde já que recebeu as vacinas do Estado. “Aplicamos as vacinas muito rapidamente após o recebimento não ficando vacinas armazenadas além do tempo necessário para distribuição e logística”, destacou a Prefeitura em nota oficial.

Nas doses citadas, continua o município, constava validade apropriada para aplicação. “Nenhuma dose aplicada ou recebida fora do vencimento pelos documentos físicos e eletrônicos nas planilhas e sistemas de controle da Secretaria Municipal de Saúde e cruzados com os sistemas estaduais e federais”, concluiu por meio de nota.

Barra Velha: constatou que houve um erro de digitação no sistema na hora de lançar o lote utilizado no Sistema de Cadastro e Permissão de Acesso (SCPA), que não permite ao usuário fazer a correção.

O lote (4120Z005), citado pela reportagem, chegou em 29/1/2021 com vencimento em 14 de abril. Foram 40 doses e todas foram utilizadas na primeira semana de fevereiro em Barra Velha.

A Prefeitura informou, ainda, que o lote correto que deveria ter sido informado era o abx0530.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Joinville e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Saúde

Loading...