O verão está chegando e sua saúde visual precisa de proteção contra os raios UV

Os raios UVA e UVB podem causar problemas sérios para a saúde dos seus olhos; saiba como prevenir

A proteção solar atua bloqueando a incidência dos raios ultravioletas UVA e UVB – Foto: DivulgaçãoA proteção solar atua bloqueando a incidência dos raios ultravioletas UVA e UVB – Foto: Divulgação

O verão já está batendo na porta, as lembranças dos dias de calor e sol ficam cada vez mais vivas e próximas da realidade. Mas, para aproveitar essa época do ano e garantir a vitamina D do sol sem ter problemas com a saúde dos seus olhos, a prevenção é fundamental.

O excesso de sol, especialmente sem proteção, pode fazer mal para os olhos e, ainda, para a pele. Exposição em horários inadequados pode tornar o sol o vilão no meio do seu verão.

E por que isso pode acontecer? O sol emite vários tipos de radiação ultravioleta e, para impedi-las de prejudicar a sua saúde, os protetores e óculos solares são dois grandes aliados nessa hora. A proteção solar atua bloqueando a incidência dos raios ultravioletas A e B, popularmente conhecidos como UVA e UVB.

Responsável pelo fotoenvelhecimento, o UVA é constante e intenso durante todo o ano. Já os raios UVB aumentam a intensidade durante o verão, entre 10h e 16h, e são os responsáveis por queimaduras solares, facilitando, ainda, a incidência de câncer de pele devido às alterações celulares que provoca.

Como os raios solares podem prejudicar a visão?

A exposição solar sem proteção faz com que os raios solares passem pela córnea, agredindo à retina e ao cristalino – Foto: DivulgaçãoA exposição solar sem proteção faz com que os raios solares passem pela córnea, agredindo à retina e ao cristalino – Foto: Divulgação

De acordo com o PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) a cada 1% de perda da camada de ozônio, 100 mil novos casos de cegueira causados por catarata são registrados em todo o mundo.

E como isso é possível? A exposição solar sem proteção faz com que os raios solares passem pela córnea e, com isso, há agressão à retina e ao cristalino. E esses efeitos negativos se acumulam. Cada vez que há exposição sem proteção solar, os efeitos são sentidos e, em longo prazo, podem afetar, e muito, a saúde da visão.

Os raios UVA podem provocar alterações na visão central, como a degeneração macular e os raios UVB podem danificar a córnea e o cristalino, responsáveis pela absorção das luzes.

Ou seja, a exposição sem proteção pode gerar doenças de córnea, superfície ocular, formação precoce de catarata e degenerações.

Como evitar?

Proteção de qualidade. Os óculos solares são fundamentais para proteger os olhos contra a radiação ultravioleta e, ainda, menor agressão aos olhos devido à proteção contra a luminosidade excessiva, proporcionando conforto aos usuários.

Mas, é importante ficar atento e não aceitar óculos sem proteção ou de baixa qualidade. Óculos falsos não possuem proteção anti-UV e, além de inseguros, podem provocar tonturas e mal-estar porque não impedem a entrada da luminosidade excessiva, causando desconforto durante a exposição.

Como ter a garantia de um produto de qualidade, segurança e que te proteja? Procure sempre por óticas de confiança e tradição, evitando comprar “óculos piratas” que vão prejudicar a sua visão. Na Super Ótica São José você tem essa garantia. Há mais de 50 anos no mercado, é sinônimo de excelência em saúde visual.

Em quais modelos você pode apostar?

Na Super Ótica São José você tem uma infinidade de possibilidades, todas com a segurança que os seus olhos precisam e merecem.

Os modelos mais quadrados são ideais para quem quer estilo - Arquivo/Super Ótica São José
1 3
Os modelos mais quadrados são ideais para quem quer estilo - Arquivo/Super Ótica São José
Os modelos estilo aviador são sucesso em qualquer época. São clássicos, despojados e elegantes - Arquivo/Super Ótica São José
2 3
Os modelos estilo aviador são sucesso em qualquer época. São clássicos, despojados e elegantes - Arquivo/Super Ótica São José
Os modelos mais quadrados e maiores dão personalidade ao seu visual - Arquivo/Super Ótica São José
3 3
Os modelos mais quadrados e maiores dão personalidade ao seu visual - Arquivo/Super Ótica São José

Os modelos estilo aviador são sucesso em qualquer época. Ao mesmo tempo clássicos, despojados e elegantes, eles se ajustam a todos os tipos de rosto e, além de proteção, dão estilo ao seu visual. Se você prefere lentes mais escuras ou de tons marrons, há opção para o seu gosto!

Os modelos mais quadrados são ideais para quem quer estilo, mas ainda não tem certeza se a aposta certa são os óculos mais ousados. Elegantes, eles dão classe ao seu rosto ao mesmo tempo que protegem seus olhos dos raios solares.

Prefere os óculos maiores? Na Super Ótica São José tem! De estilo único, os modelos mais quadrados e maiores dão personalidade ao seu visual. Além disso, os modelos podem ter detalhes especiais nas hastes, dando ainda mais charme aos seus óculos.

Saiba mais em: www.superoticasaojose.com.br

E acompanhe nas redes sociais: Facebook | Instagram 

Loading...