Oeste de SC tem apenas dois leitos livres para pacientes com Covid-19

Apenas o Hospital Regional do Oeste e Terezinha Gaio Basso registram um leito disponível para atendimento de pacientes adultos com Covid-19

O Oeste de Santa Catarina conta apenas com dois leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) disponíveis no SUS (Sistema Único de Saúde) para tratamento de adultos com a Covid-19, conforme tabela do Governo Estadual atualizada nesta segunda-feira (22).

Leito de UTI com respirador disponívelOeste de SC tem apenas dois leitos livres para pacientes com Covid-19 – Foto: Secretaria de Saúde de SC/Divulgação/ND

Dos 105 leitos ativos, espalhados em quatro hospitais da região, o HRO (Hospital Regional do Oeste), em Chapecó, e o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, em São Miguel do Oeste, apresentam apenas um leito disponível em cada unidade.

Conforme o boletim divulgado diariamente pela SES (Secretaria de Estado da Saúde), a maior concentração de casos confirmados do novo coronavírus é na população entre 20 e 49 anos. Ou seja, exatamente a faixa etária que utiliza os leitos adultos.

Somando os leitos ativos, em geral, a taxa de ocupação é de 90,12% dos 172 leitos disponíveis na região. Ou seja, apenas 17 estão livres para uso da população do Oeste de Santa Catarina.

SC próximo de 90% de ocupação

Ainda conforme a tabela de leitos SUS, o Estado está com 89,02% de ocupação dos 1.576 leitos ativos. Ou seja, somente 173 estão disponíveis, entre adultos, neonatal e pediátrico, em todo o sistema de saúde de Santa Catarina.

Somando os dedicados para pacientes com a Covid-19, a taxa aumenta para 91,28% dos 814 disponíveis. Sendo 71 disponíveis para tratamento de catarinenses com Covid-19.

A região do Foz do Rio Itajaí também apresenta uma situação crítica, com 13 dos 104 leitos disponíveis para pacientes com a Covid-19.

Já na região da Grande Florianópolis, três hospitais estão com 100% de ocupação dos leitos para adultos. São eles: Hospital Florianópolis, Nossa Senhora da Imaculada Conceição e Regional de Biguaçu Helmuth Nass.

O HU (Hospital Universitário) e o Hospital de Caridade contam com a apenas um leito cada. No total, apenas 17 dos 220 ativos estão disponíveis para a população local, resultando em 92,27 de ocupação.

A taxa sobe para 96,18%, somando apenas os leitos para tratamento da Covid-19. Assim como trouxe a reportagem do ND+, apenas cinco leitos para pacientes adultos com Covid-19 estão disponíveis.

Confira a taxa de ocupação dos leitos Covid-19

Mapa mostra taxa de ocupação de leitos para pacientes com Covid-19Taxa de ocupação dos leitos para tratamento de pacientes com Covid-19 – Foto: Reprodução/SES/ND

Acesse e receba notícias de Chapecó e região pelo WhatsApp do ND+

Entre no grupo
+

Saúde