Oeste de SC terá expansão de 64% dos leitos UTI para tratamento da Covid-19

Oeste tem 78 leitos de UTI para tratamento da Covid-19, mas outros 50 serão ativados; SES não soube informar prazo e onde serão instalados

Os hospitais da região Oeste de Santa Catarina receberão 50 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para tratamento de pacientes com Covid-19. A região já vem sofrendo com as lotações nas unidades de saúde.

Leitos de UTI disponíveisOeste de SC terá expansão de 64% dos leitos UTI para tratamento da Covid-19 – Foto: Divulgação/Secom/ND

No momento, o Oeste conta com 94,87% de ocupação dos 78 leitos ativos da região, sobrando apenas quatro disponíveis. O acréscimo dos 50 leitos corresponde uma expansão de 64% da rede local.

Em contato com a reportagem do ND+, o superintendente de Vigilância em Saúde de Santa Catarina, Eduardo Macário, informou que a região deve receber as cinco dezenas de leitos.

No entanto, destacou que alguns equipamentos já estão sendo instalados, por exemplo, no Hospital Regional do Oeste, em Chapecó. 

Porem, ele destacou ainda que o grande impasse para o aumento imediato do número de leitos é dificultado por conta dos problemas de repasse de equipamentos e contratação de profissionais da Saúde.

Conforme a SES (Secretaria de Estado da Saúde), os locais de instalação dos leitos ainda serão definidos pela pasta. Além disso, o secretário de saúde, André Motta Ribeiro, tem uma visita para a região Oeste marcada na agenda para segunda-feira (22), onde novidades poderão ser anunciadas.

Acesse e receba notícias de Chapecó e região pelo WhatsApp do ND+

Entre no grupo
+

Saúde