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Onde foi parar a dieta Dukan?

Com certeza você já ouviu falar, já fez ou conhece alguém que já tenha feito a dieta Dukan para ter um emagrecimento imediato. Vamos relembrá-la e saber os prós e contras

Hello, leitores! Quem não lembra ou já ouviu falar da dieta do Dukan? Aquela que era composta por algumas fases e que tinha um efeito super imediato na primeira semana, perdendo até 5 kg, que virou uma febre e hoje em dia está meio sumida entre as redes sociais e as indicações de endócrinos e nutricionistas. Vamos relembrar um pouquinho dela, antes?

A dieta Dukan é um método de emagrecimento criado pelo médico nutrólogo Pierre Dukan. Ela prevê o consumo de grande quantidade de proteínas e a redução da ingestão de carboidratos.

Onde foi parar a dieta Dukan?Dieta Dukan, focada em proteínas. -Reprodução: Pinterest/ND

A dieta se divide em quatro fases: as duas primeiras fases, ataque e cruzeiro, tem como objetivo a perda de peso, enquanto as duas últimas, consolidação e estabilização, existem para estabilizar o quanto de peso foi perdido.

Fase de ataque: dura sete dias. Nesta fase,a pessoa SÓ pode ingerir alimentos ricos em proteínas e podem ser ingeridos à vontade. É nessa fase que se consegue perder até 5 quilos. Também se indica  consumir 1,5 colher de sopa/dia de farelo de aveia. Por isso que ela era tão comentada, porque o efeito imediato era em uma semana!

Fase cruzeiro: aqui continuam as proteínas, porém acrescentados 34 legumes e verduras. Esta fase dura sete dias para cada quilo perdido. Também é orientado consumir 2 colheres de sopa/dia de farelo de aveia. De acordo com os criadores do método, o esperado nesta fase é que a pessoa perca um quilo por semana.

Onde foi parar a dieta Dukan?Perda de peso garantida na dieta Dukan. -Reprodução: Pinterest/ND

Fase de consolidação: nessa fase são acrescentadas frutas, pães integrais, queijos e carboidratos. A pessoa também passa a poder  fazer duas “Refeições Gala”, em que pode comer o que quiser desde que não repita o prato e não faça duas refeições deste tipo seguidas. Também é orientado consumir 2,5 colheres de sopa/dia de farelo de aveia. Esta fase dura 10 dias por peso perdido.

Fase de estabilização: nessa fase a alimentação é livre. Porém os adeptos do método precisam seguir três regras: uma vez por semana ingerir apenas proteínas, é recomendado que isso ocorra nas quintas-feiras, comer 3 colheres de sopa de farelo de aveia por dia e praticar 20 minutos de caminhada diária e optar por escadas e não usar elevadores.

Hoje em dia, ela não está mais tão recomendada como antes, por que será? Para tirar essa dúvida, confira o depoimento da nutricionista Anna Heiderscheidt:

“Muito cuidado com a Dieta Dukan, dietas milagrosas não existem! A dieta Dukan ganhou muita notoriedade, depois que celebridades, como Jennifer Lopez, Giselle Bundchen, Penelope Cruz e Kate Middleton, tornaram público que eram adeptas disso. Mas não se engane, apesar desse sucesso todo, essa dieta não é cientificamente reconhecida porque os seus autores nunca tiveram interesse em submetê-la a estudos rigorosos, principalmente na parte dos efeitos colaterais e eficácia a longo prazo.

Para os desenvolvedores dessa dieta, o paciente pode comer grandes quantidades de proteína animal ou vegetal e quase nenhuma quantidade de carboidratos e gordura. Os pacientes realmente emagrecem com essa dieta, principalmente quando pensamos apenas no curto prazo. Mas aí começam os problemas.

Os ‘contras’ da dieta

A dieta Dukan não ensina o paciente a comer melhor, não muda os seus hábitos alimentares e não dá ênfase à atividade física para que o paciente perca calorias fazendo exercícios e melhorando o seu condicionamento cardiorrespiratório.

Outro grave problema da dieta é que nas fases iniciais há restrição completa de alguns grupos alimentares. Enquanto eu acredito num processo gradativo para romper laços com alimentos perigosos, essa dieta já corta muitos alimentos que seriam necessários para o nosso organismo.

A principal fonte de energia para as nossas células é a glicose e sua principal origem são os carboidratos. Quando o paciente assume uma dieta sem carboidratos, o organismo precisa lançar mão de alguns mecanismos para obter a energia que tanto necessita.

E não para por aí! Efeitos colaterais comuns da dieta Dukan provocados tanto pela desidratação quanto pela cetose são náuseas, mal-estar, mau hálito, boca seca, dor de cabeça e fraqueza.

A falta de fibras colabora para prisão de ventre, motivo pelo qual é recomendada a ingestão de farelo de aveia. O consumo excessivo e quase que exclusivo de proteínas aumenta o risco de doenças renais, principalmente a formação de pedras nos rins.

Quer emagrecer? Começar uma dieta?

Procure sempre um nutricionista para fazer isso com segurança! Saúde em primeiro lugar!”

A dica do Mundo Maria é emagrecer com saúde, assim se mantém por mais tempo o peso desejado e, claro, a prática de exercícios é essencial tanto para o corpo quanto para a mente.

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