Ônibus em Florianópolis: baixo movimento e respeito às regras marcam retomada

Transporte coletivo voltou a circular nesta segunda-feira (10) com 40% da capacidade total e três novas linhas para atender o Norte da Ilha

O transporte coletivo voltou a circular em Florianópolis nesta segunda-feira (10). As primeiras horas da manhã foram de baixa movimentação e respeito às medidas sanitárias, segundo o subcomandante da Guarda Municipal de Florianópolis, Ricardo Pastrana.

Guarda Municipal de Florianópolis faz fiscalização na cabeceira da Ponte Hercílio Luz – Foto: GMF/Divulgação/ND

Os ônibus funcionam com 40% da capacidade total e com horários de segunda a sexta-feira. A prefeitura informou na manhã desta segunda-feira que a retomada do transporte público segue conforme o planejado. Não havia registro de aglomeração ou alterações em linhas até as 8h15.

O último decreto assinado pelo governo do Estado havia suspendido o transporte coletivo urbano municipal e intermunicipal a partir do dia 3 de agosto, com possibilidade de retomada no dia 10. A restrição fez parte de uma série de medidas que prorrogou o isolamento social.

A Guarda Municipal está em pontos estratégicos da cidade para garantir o cumprimento das regras sanitárias estabelecidas no retorno do transporte coletivo. Há agentes posicionados na cabeceira insular da Ponte Hercílio Luz, na avenida Gustavo Richard, no bairro Capoeiras e no limite com o município de São José.

“Estamos fiscalizando todos os ônibus que entram na cidade. Verificando a quantidade máxima de passageiros, as medidas sanitárias, posição das pessoas nos veículos. Está sendo um dia bem tranquilo e os ônibus estão respeitando”, disse o subcomandante.

Orientações

Algumas viagens extras foram incorporadas na frota convencional para atender linhas de maior demanda. Três novas linhas foram criadas para atender o Norte da Ilha.

A administração municipal orienta os usuários a planejarem com antecedência as viagens para evitar aglomerações nos pontos de embarque e terminais devido à pandemia da Covid-19.

Além disso, pede que os usuários dos ônibus façam, a cada nova viagem, o check-in na plataforma de rastreio por QR Code. O cadastro inicial deve ser feito no site Covidômetro, da prefeitura, na aba “RASTREAMENTO QR CODE”. Feito isso, basta apontar a câmera no cartaz com QR Code sempre que utilizar ônibus ou entrar em algum estabelecimento.

QR Code nos ônibus da Capital – Foto: Foto: Cristiano Andujar/PMF/

Todos os passageiros devem utilizar máscaras de proteção facial. O pagamento da passagem é aceito apenas via cartão pré-pago. Alterações realizadas nos horários, trajetos, pontos de embarque e integrações podem ser consultadas no site do Consórcio Fênix. 

Confira algumas mudanças de destaque:

164 – Córrego Grande via Poção e 163 – Córrego Grande – A linha 164 terá mais horários, a qual passará a atender também os usuários que utilizavam a linha 163.

136 e 138 – Volta ao Morro Saída Sul – Essas linhas farão integração com as demais linhas no Titri, ampliando as possibilidades de deslocamento para quem está no terminal. Quem utiliza essas linhas sentido Centro pode ir até o Titri ou embarcar no ponto mais próximo desse terminal na Rua Prof. Milton Roque Ramos Krieger ou no ponto da Rua Odilon Fernandes.

135 e 137 – Volta ao Morro Saída Norte – Essas linhas farão integração com as demais linhas no Titri, ampliando as possibilidades de deslocamento para quem está no terminal. Os pontos de embarque que haviam na Rua Lauro Linhares foram modificados temporariamente e quem utiliza essas linhas no sentido UFSC pode embarcar no ponto mais próximo do Titri na Rua Prof. Milton Roque.

183 e 186 Corredor Sudoeste – Essas linhas tiveram seus nomes alterados para 183 – Corredor Sudoeste via Saco dos Limões e 186 – Corredor Sudoeste via Túnel e passam a operar com um novo itinerário e quadro de horários. Os usuários que utilizavam a linha 153 – Costeira do Pirajubaé serão atendidos pelas linhas 183 e 186.

Linhas 660 – Aracy Vaz Callado e 844 – Bairro de Fátima – Essas linhas terão seus itinerários unificados, criando portanto, uma nova linha, a 844 – Bairro de Fátima via Aracy Vaz Callado, que passará a atender os usuários que utilizavam a 660 e 844.

287 – Rio Vermelho via Vargem Grande- Linha nova que começa a operar oferecendo mais horários para os usuários da Vargem Grande e uma opção mais rápida para o Rio Vermelho.

288 – Circular Rio Vermelho e 289 – Circular Vargem Grande via Rio Vermelho – Novas linhas que vão operar oferecendo mais opções e horários para os usuários do Norte.

+

Saúde