Os melhores especialistas em cirurgia de catarata para você voltar a enxergar bem

Catarata é uma doença que afeta 30% da população brasileira e é reversível apenas com cirurgia

Paciente fazendo seu check-up para verificar se está com catarata – Foto: Getty Images/iStockphoto/NDPaciente fazendo seu check-up para verificar se está com catarata – Foto: Getty Images/iStockphoto/ND

A catarata afeta quase 30% da população brasileira, e a partir do momento em que a condição começa a atrapalhar e gerar problemas de segurança e bem-estar, é hora de operar. Trata-se de uma cirurgia simples, sem a necessidade de internação e a recuperação na maioria dos casos é rápida.

Você sabe o que é a catarata? É um processo de opacificação do cristalino, que é uma lente natural dos olhos localizada atrás da íris. Essa lente (cristalino) é normalmente clara e transparente. Com o aparecimento da catarata, ela se torna opaca e impede a passagem dos raios luminosos que formam a imagem no fundo do olho.

Qualquer mancha no cristalino é considerada catarata, mas a mais comum delas é a chamada de senil, ou seja, o envelhecimento natural do cristalino. Outras causas de catarata são fatores genéticos, congênitos e metabólicos, como diabetes.

O único tratamento para a catarata é a cirurgia, não há colírios ou óculos que eliminem a doença. A cirurgia consiste em retirar o cristalino, que é substituído por uma lente sintética transparente, restaurando a visão.

Por mais que este procedimento seja hoje corriqueiro, é sempre importante recorrer a clínicas especializadas. Em Florianópolis, a Oqulum é especialista em procedimentos oftalmológicos como estes – realizados com a excelência de um corpo clínico especializado e a tecnologia de última geração dos aparelhos.

A Oqulum conta com toda a experiência do Dr. Márcio Borges, pioneiro na realização de mutirões de cirurgia de Catarata em Santa Catarina.

Atenção para os sintomas

Fique atento à progressão da doença. Olho com catarata tem o cristalino opaco – Foto: Getty Images/iStockphoto/NDFique atento à progressão da doença. Olho com catarata tem o cristalino opaco – Foto: Getty Images/iStockphoto/ND

É importante estar atento a alguns indicativos de que a doença pode estar presente. Por exemplo, quando o paciente troca diversas vezes as lentes dos óculos em pouco tempo. Ainda, apresenta maior sensibilidade à luz e percebe as cores desbotadas. A doença pode afetar um olho e, depois de um tempo, o outro.

Com o avanço da doença, o paciente pode enxergar somente vultos, chegando à cegueira. A importância de procurar um oftalmologista no início dos sintomas é evitar a progressão da doença.

Prevenir sempre é o melhor caminho

Apesar de cada caso ser um caso, existem formas de diminuir os principais fatores de risco da doença. Veja alguns deles:

  • Proteja seus olhos do sol – use óculos que protejam seus olhos dos raios solares;
  • Fumar e ingerir bebidas alcoólicas pode aumentar as chances do desenvolvimento da doença;
  • Faça consultas oftalmológicas com frequência.

Também é comum haver a confusão entre o pterígio e a catarata. Os principais sintomas do pterígio são queimação, sensação de corpo estranho, ardência ocular e olhos vermelhos. Já a catarata tem uma progressão lenta, causando um leve embaçamento que demora a ser percebido.

Procedimentos que você encontra na Oqulum

O Centro de Cirurgia Oqulum está equipado e possui a melhor equipe de profissionais para realização das seguintes cirurgias.

  • Plástica ocular;
  • Pterígio (exérese);
  • Cirurgia de catarata (Facectomia);
  • Transplante de córnea;
  • Vitrectomia;
  • Calázio (exérese);
  • Injeções intravítreas;
  • Implante de Anel corneano.

Para garantir a melhor indicação para cada caso, é importante consultar regularmente o oftalmologista. A prevenção e o diagnóstico precoce podem evitar doenças e complicações, como perda parcial da visão ou até cegueira.

Os principais testes de visão indicados pela Oqulum são:

  • Exame de refração;
  • Exame de fundo de olho;
  • Teste ortóptico;
  • Topografia de córnea.

Centro Cirúrgico Oftalmológico Oqulum

Somos um centro cirúrgico que une profissionais, melhores práticas e equipamentos da mais alta tecnologia para entregar o melhor resultado e experiência para você.

Acreditamos em um atendimento personalizado, humanizado, pensando e se dedicando com exclusividade para cada caso, com cada paciente.

Enxergamos a OQULUM, que nasceu no ano de 2021, com olhares entusiasmados e com a experiência dos mais de 22 anos de atuação do nosso corpo clínico.

Especialistas em procedimentos oftalmológicos.

Tecnologia de última geração.

Saiba mais em:

www.oqulum.com.br

  • K-PLATZ Center.Av. Presidente Kennedy, 568 – Piso térreo, sala 12 – Campinas, São José – Santa Catarina – Brasil 88101-001.
  • Instagram
  • Facebook

+

Saúde Mais

Loading...