Paciente com Down fotografado em abraço com enfermeiro morre no AM
Émerson Júnior, de 30 anos, morreu vítima de complicações da Covid-19 durante a manhã desta quinta-feira (28)
Uma cena comovente chamou a atenção na cidade de Caaparinga, no interior do Amazonas. O enfermeiro Raimundo Nogueira Matos, de 38 anos, abraçou o paciente Émerson Júnior, de 30 anos, para tranquiliza-lo durante o uso do oxigênio.

O paciente portador de Síndrome de Down e com Covid-19 comoveu pacientes e funcionários do hospital de campanha na cidade.
Conforme informações do Portal UOL, o paciente ficou desesperado ao ter que usar máscara com oxigênio. O enfermeiro chegou próximo para ganhar a confiança do rapaz e o abraçou par fazer o procedimento.
Leia mais
“Como o paciente é especial, ele não entende a importância do tratamento. No caso, a gente precisava ofertar a oxigenioterapia pra ele com a máscara, com aquele reservatório; e ele estava muito ansioso. Então ele me abraçou, e eu consegui tranquilizar ele, chegar mais próximo”, explicou o enfermeiro ao UOL.
O enfermeiro conta que sempre tem muito cuidado para evitar uma contaminação, mas nesse momento precisou esquecer que havia risco para dar assistência.
Paciente morreu nesta quinta-feira
Após nove dias de internação, Émerson morreu devido a complicações pela Covid-19 nesta quinta-feira (28).
Assim que Emerson foi internado, o hospital pediu um leito de UTI à central de regulação do estado —a vaga contudo só foi disponibilizada ao menos cinco dias depois. O paciente havia apresentado melhora e a expectativa era de que fosse transferido hoje para uma UTI em Manaus, mas faleceu durante a manhã.