Pacientes de Manaus com Covid-19 chegam a Florianópolis

Grupo foi trazido a Florianópolis para tratamento da Covid-19; eles chegaram às 2h25 em um jato da FAB (Força Aérea Brasileira) e são pacientes clínicos

Um grupo de 11 pacientes de Manaus, capital do Amazonas, que está recebendo tratamento da Covid-19 desembarcou na madrugada deste domingo (31), em Florianópolis. Eles chegaram de madrugada, em um jato executivo da FAB (Força Aérea Brasileira), que pousou na Base Aérea de Florianópolis às 2h25.

Pacientes de Manaus com Covid-19 desembarcando em SCAo todo, 11 pacientes de Manaus com a Covid-19 desembarcaram em SC na madrugada deste domingo (31) – Foto: Maurício Vieira/Secom

Em seguida, os pacientes de Manaus foram levados para dois hospitais de Florianópolis, em ambulâncias do Samu.

Dos 11 pacientes, oito foram acolhidos no Hospital Nereu Ramos e três no Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago, o HU.

Governo de SC ofereceu ajuda aos pacientes de Manaus

O Governo do Estado não vai divulgar o nome dos pacientes de Manaus acolhidos no Estado. Disse, no entanto, que eles estão em tratamento clínico da Covid-19, ou seja, não são pacientes de UTI.

Manaus está com dificuldades no enfrentamento ao coronavírus, com hospitais superlotados e falta de insumos básicos. Foi lá, por exemplo, que faltou oxigênio para o tratamento de pacientes da Covid-19.

O Governo catarinense, então, se colocou à disposição para ajudar e, nesta madrugada, recebeu os primeiros pacientes da capital amazonense.

Os pacientes de Manaus foram conduzidos para dois hospitais de SCPacientes de Manaus com Covid-19 foram levados para dois hospitais de Florianópolis para receber tratamento – Foto: Maurício Vieira/Secom

Em solo catarinense, cerca de 50 profissionais participaram da operação, que recebeu os pacientes de Manaus com Covid-19 e os levou para os dois hospitais da Capital.

Ainda não se sabe como será o retorno deles a Manaus, o que depende, claro, da recuperação de cada um.

Amazonenses em outros estados

A capital do Amazonas está recebendo ajuda de outras cidades brasileiras desde o dia 15 de janeiro. Além de Santa Catarina, os pacientes do Amazonas com a Covid-19 foram levados para outras 13 cidades brasileiras.

No último sábado (30), por exemplo, 14 pacientes infectados com o novo coronavírus foram transferidos para o Hospital Universitário de Natal, no Rio Grande do Norte.

Antes da chegada dos 11 pacientes em Florianópolis, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas, 349 pacientes foram transferidos do Amazonas para outros estados. Agora, portanto, o total é de 360 pacientes.

Veja o número de transferências por Estado:

  1. Rio Grande do Norte (55)
  2. Goiás (48)
  3. Maranhão (39)
  4. Espírito Santo (36)
  5. Alagoas (30)
  6. Pernambuco (27)
  7. Pará (23)
  8. Piauí (23)
  9. Minas Gerais (18)
  10. Paraná (17)
  11. Brasília (15)
  12. Paraíba (15)
  13. Santa Catarina (11)
  14. Acre (3)

Além das 360 transferências dos pacientes com Covid-19, uma viagem realizada na sexta-feira (29) levou pacientes oncológicos (câncer) para cirurgia no Rio de Janeiro.

A maioria dos pacientes transferidos do Amazonas para outros estados vem de hospitais de Manaus: 338. Outros 22 pacientes vieram das cidades do interior do Amazonas para receber tratamento em outros estados.

Como é a viagem de transferência dos pacientes

Os mais de 300 pacientes de Manaus e cidades do interior do Amazonas com Covid-19 são acompanhados por uma equipe de profissionais de saúde na transferência para outros estados.

O transporte é feito em aeronaves da FAB, que são adaptadas para garantir estabilidade e segurança dos pacientes no deslocamento.

A viagem só é autorizada a pacientes com quadro clínico favorável. Eles, então, são internados na unidade de saúde onde são tratados.

Acesse e receba notícias da Grande Florianópolis pelo WhatsApp do ND+

Entre no grupo
+

Saúde