Pandemia: Joinville realizou mais de 10 mil ações de fiscalização

Em janeiro, Patrulha do Coronavírus realizou 79 ações na cidade

Em 10 meses de pandemia, as ações de fiscalização da Vigilância Sanitária de Joinville, no Norte de Santa Catarina, se multiplicam. De acordo com o município, foram realizadas 10,3 mil ações de orientação e fiscalização desde março de 2020. Em janeiro deste ano, foram 79 ações em toda a cidade.

Só em janeiro foram 79 ações realizadas na cidade – Foto: Divulgação/NDSó em janeiro foram 79 ações realizadas na cidade – Foto: Divulgação/ND

As fiscalizações são realizadas por meio de livre demanda e, ainda, por denúncias realizadas pelo Web Saúde e na Ouvidoria.

Desde março, a Patrulha do Coronavírus já emitiu 1,6 mil intimações, abriu 37 processos administrativos sanitários e aplicou 200 multas às pessoas que desrespeitaram o isolamento domiciliar após suspeita ou confirmação de infecção pela Covid-19.

A gerente da Vigilância Sanitária, Isis Almeida, destaca que o foco é orientar, mas há casos que precisam de sanções.  “O principal objetivo é realizar a orientação sobre as medidas sanitárias que devem ser seguidas para proteger a população. Entretanto, há casos em que a legislação impõe penalidades imediatas e medidas cautelares, considerando o risco oferecido pela atividade exercida”, fala.

Além da Vigilância Sanitária, as fiscalizações são realizadas pelas Polícias Civil e Militar e, ainda, pela Guarda Municipal.

Acesse e receba notícias de Joinville e região pelo WhatsApp do ND+

Entre no grupo
+

Saúde