Pane em avião dos bombeiros atrasa entrega de vacinas em SC

Doses devem ser enviadas para as cidades do Grande Oeste nesta terça-feira (26)

Uma falha mecânica crônica na aeronave do CBMSC (Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina) atrasou o transporte das vacinas contra a Covid-19 para as cidades das do Oeste e Extremo-Oeste do Estado, que deveria ocorrer nesta segunda-feira (25).

Avião trouxe doses da CoronaVac na semana passa em Chapecó – Foto: Willian Ricardo/NDAvião trouxe doses da CoronaVac na semana passa em Chapecó – Foto: Willian Ricardo/ND

O Arcanjo 02, do Batalhão de Operações Aéreas, estava empenhado na missão de transportar mais de 9,5 mil doses da vacina de Oxford/AstraZeneca para as macrorregionais de saúde do interior do Estado. 

Em nota enviada ao ND+, o Corpo de Bombeiros Militar explicou que a aeronave teve “uma pane mecânica nos sensores do equipamento de navegação, o que traria riscos para o transporte”.  

A instituição explicou que  “a aeronave já está em manutenção e, caso seja possível corrigir a falha até a manhã da terça-feira (26), o avião voltará a ser empenhado para levar as vacinas ao Oeste e Extremo Oeste”. 

Os bombeiros também disseram que foi cogitada outra opção de transporte, com a aeronave Arcanjo 04, porém as condições meteorológicas não permitiram o cumprimento do percurso para as cidades mapeadas. 

Imunizantes devem chegar na terça

Da região Oeste ao Extremo-Oeste do Estado serão distribuídas 9.520 doses da vacina. Apenas em Chapecó serão desembarcadas 3.320 unidades, que serão destinadas aos 39 municípios na Macrorregional de Saúde.

Novas doses devem chegar nesta terça-feira no Oeste – Foto: Willian Ricardo/NDNovas doses devem chegar nesta terça-feira no Oeste – Foto: Willian Ricardo/ND

Chapecó vai receber 1.870 doses da vacina. A informação foi repassada pelo secretário de Saúde, Luiz Carlos Balsan, em reunião do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, realizada na sala de reuniões da Prefeitura.

Na semana passada o município recebeu 3.367 doses, sendo 1.156 específicas para a população indígena. Já foram aplicadas mais de mil vacinas até o final de semana. 

Balsan disse que a vacina está na quinta fase das 14 etapas do primeiro grupo, que abrange 16 mil pessoas. Nesta segunda-feira serão imunizados os idosos e profissionais de asilo, indígenas, idosos em famílias acolhedoras e nos setores de internação dos hospitais.

Regionais de Saúde do Grande Oeste: 

  • Regional de Concórdia: 910 doses 
  • Regional de Joaçaba: 1.380 doses 
  • Regional de São Miguel do Oeste: 1.200 doses
  • Regional de Videira: 1.680 doses 
  • Regional de Xanxerê: 1.030 doses

Doses em SC

Ao todo, o Estado já recebeu 212 mil doses de vacinas contra a Covid-19. Na semana passada, foram entregues 144 mil doses da Coronavac, produzida em parceria com o Instituto Butantan.

Nesta segunda, mais 21,6 mil unidades da mesma fabricante foram desembarcadas em Florianópolis. Elas devem ser distribuídas a partir de terça às regionais.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Chapecó e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.

+

Saúde