Parto de emergência é feito no CIS em Itajaí

Paciente haitiana deu à luz na madrugada de sexta-feira (4)

Uma mulher haitiana deu à luz no CIS (Centro Integrado de Saúde), na madrugada de sexta-feira (4), em Itajaí. O local não realiza partos, mas devido a emergência do caso, os médicos de plantão atenderam a gestante e auxiliaram o nascimento da bebê. Mãe e filha passam bem.

Bebê de 2,710kg nasceu no CIS, em Itajaí – Foto: Reprodução/Facebook

A paciente já chegou ao local em trabalho de parto. A bebê já estava com metade do corpo, fora do ventre, mas com o atendimento imediato, a criança teve o procedimento de parto finalizado.

“Por volta das 3h, quase 4h da manhã, ouvi uns gritos lá fora e estranhei. Logo chegou a enfermeira para me dizer falando que era um parto. Quando cheguei lá fora a senhora estava de cócoras e o bebê já tinha saído”, conta o médico Juarez Furtado, responsável pelo atendimento da paciente.

O centro de saúde  não possui estrutura especializada para atender ocorrências desse gênero, mas o procedimento foi realizado com sucesso.

“Enrolamos o bebê em uma camiseta, realizamos limpeza e levamos até lá em cima, na sala de reanimação, para cortar o cordão umbilical. Ele respondeu super bem”, afirma Juarez.

A bebê nasceu com 2,710Kg. Ela foi transferida para o Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen, após o procedimento.

+

Saúde