Passaporte da vacinação: como emitir certificado de imunização contra Covid-19

De acordo com o Ministério da Saúde, quem teve o ciclo vacinal completo contra o coronavírus poderá emitir o "Certificado Nacional de Vacinação Covid-19"

Diversos municípios brasileiros estão adotando o passaporte da vacinação para ter acesso a eventos e a lugares fechados como comércios e academias. Com isso, será necessário emitir um certificado para comprovação da imunização contra a Covid-19, através do Conecte SUS Cidadão. Saiba como!

Municípios brasileiros irão exigir passaporte da vacinação – Foto: Myke Sena/MS/Divulgação/NDMunicípios brasileiros irão exigir passaporte da vacinação – Foto: Myke Sena/MS/Divulgação/ND

De acordo com o Ministério da Saúde, todos os cidadãos que tiveram o ciclo vacinal completo contra o coronavírus poderão emitir o Certificado Nacional de Vacinação Covid-19, na opção “vacina” do aplicativo ou na versão web do Conecte SUS Cidadão.

Por meio da plataforma é possível acompanhar se o registro da vacina foi inserido no sistema de informação.

Mas, caso não apareça no sistema após dez dias da data da vacinação, é necessário verificar se houve algum problema de digitação com a equipe de saúde ou Secretarias estaduais ou municipais de saúde, para se certificar de que os dados foram transmitidos à RNDS (Rede Nacional de Dados em Saúde) do Ministério da Saúde.

Como emitir o certificado pelo Conecte SUS Cidadão

Emissão do certificado na versão web:

  1. Acesse https://conectesus.saude.gov.br;
  2. Clique em “Cidadão”;
  3. Vá em “Vacinas”;
  4. Em seguida, entre com seu cadastro no portal GovBR;
  5. Você será redirecionado para a página inicial, e será necessário clicar em “Vacinas” novamente;
  6. Em seguida, suas informações estarão disponíveis. Para imprimir ou visualizar o certificado, clique em “Carteira de Vacinação Digital”

Atualmente, o Conecte SUS apresenta somente os dados de vacinação contra Covid-19.

Emissão do certificado via aplicativo:

  1. Baixe o “Conecte Sus” por meio da loja de aplicativos do seu celular;
  2. Depois de baixado, faça login na sua conta do GovBR;
  3. Dentro do aplicativo, clique em “Vacinas”;
  4. Para ver o detalhamento das doses recebidas, clique no ícone com o nome das doses e datas;
  5. Após o cidadão concluir o esquema vacinal estará disponível o “Certificado de Vacinação”, basta clicar na opção e imprimi-lo ou salvá-lo em seu celular.
+

Saúde

Loading...